Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Justiça determina que Maluf cumpra pena na ala para idosos na Papuda, Brasília
21/12/2017 15:32 em Política

A Justiça da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou na tarde desta quarta-feira (20) que o deputado federal Paulo Maluf cumpra a pena em um presídio do Complexo da Papuda, em Brasília. Veja a decisão do juiz Bruno Aielo Macacari:  “Levado a cabo o recambiamento, fica desde logo determinada a alocação do sentenciado no Bloco V, ala B, do Centro de Detenção Provisória, destinado aos presos idosos, na medida em que o reeducando claramente preenche os requisitos para tanto.”

O advogado do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), Ricardo Tosto, vai pedir prisão domiciliar para o ex-prefeito de São Paulo, que se entregou na manhã desta quarta-feira (20) na sede da Polícia Federal, na capital paulista. Ele vai entrar com agravo regimental e tentará despachar com a ministra Cármen Lúcia, que está de plantão durante o recesso do STF.

Também advogado de Maluf, Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay) cita o estado de saúde do deputado, afirmando que ele sofre de câncer de próstata. Tosto afirmou também que vai tentar falar com o juiz de execuções penais no seguinte sentido: ele tem 86 anos, (…) ele ficar em casa, em domiciliar, até o julgamento.”

Na terça-feira (19), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o “imediato início” do cumprimento da pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, imposta pelo tribunal por desvios praticados por Maluf na Prefeitura de São Paulo.

O deputado saiu de casa, nos Jardins, por volta das 8h20 e chegou à sede da Polícia Federal na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, pouco antes das 9h. Ele levou apenas uma mala com roupas e uma bolsa com remédios, segundo informações do Bom Dia Brasil.

Por volta das 11h10, Maluf deixou a sede da PF em direção ao Instituto Médico Legal (IML), também na Zona Oeste da cidade, onde passou por exame de corpo de delito. Ele chegou ao local em um carro preto descaracterizado e, com uma bengala em mãos, mostrou dificuldades para caminhar até a entrada do edifício. Maluf deixou o IML por volta do meio-dia e voltou para a sede da PF.

Na condenação, o STF determinou que a pena começará no regime fechado, sem possibilidade de saída durante o dia para trabalho. A sentença também determinou a perda do mandato de deputado. O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro informou em nota que recorrerá à presidência do Supremo.

Decisão

O ministro Edson Fachin rejeitou um recurso apresentado pela defesa contra uma condenação que Maluf sofreu em maio deste ano por lavagem de dinheiro. Ainda durante a tarde, Fachin enviou ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, determinando o cumprimento da prisão.

Maluf foi acusado pelo Ministério Público Federal de usar contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996.

Fonte- Extremus21

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!