Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
São Carlos: CPFL derruba árvores frutíferas plantadas por moradores e gera revolta
20/02/2018 16:16 em Diversas

Moradores se reuniram nesta terça-feira (20) para tentar impedir mais cortes; CPFL alegou que altura dos galhos oferece risco por causa da fiação elétrica.

Cerca de 30 moradores Jardim das Torres, em São Carlos (SP), se reuniram nesta terça-feira (20) para tentar impedir que a CPFL derrubasse mais árvores frutíferas plantadas por eles em um espaço na Avenida Marcello Foccorini. O corte começou na tarde de segunda-feira (19), mas foi suspenso nesta manhã após várias reclamações.

A CPFL alegou que as árvores estavam plantadas em uma faixa de segurança, bem embaixo da linha de transmissão de energia. Além de oferecer risco para a rede elétrica, também dificultavam o acesso de funcionários para fazer a manutenção.

Segundo a companhia, a operação tem base em determinações legais. A CPFL disse ainda que informou a Secretaria de Meio Ambiente, o Ministério Público e a Polícia Ambiental sobre a ação.

Morador tentou impedir

Revoltado com a situação, o vendedor Paulo Passato chegou a subir em uma mangueira, na manhã desta terça, para que a árvore não fosse derrubada. Ele, que mora há 13 anos no bairro, disse que lutava pelo o que acredita ser o certo.

"Eu ajudo até a podar, sacrifico o meu fim de semana se precisar", disse o vendedor.

Corte de árvores na Avenida Marcello Fuccorini foi suspenso após pressão da população (Foto: Claudinei Junior )

Corte de árvores na Avenida Marcello Fuccorini foi suspenso após pressão da população (Foto: Claudinei Junior )

 

Indignação

Segundo os moradores, as árvores foram plantadas por eles há 20 anos, quando bairro foi criado. O aposentado Mauro Antônio de Carvalho lembrou que antes o terreno estava abandonado.

"Era depósito de entulho, carroceiro descarregava resto de construção, de móveis, tinha ratos, insetos. Começamos a fazer a limpeza e o plantio da grama e das árvores"

Na praça conservada por eles há pés de abacate, amora, goiaba, manga, pitanga, jaca e limão. O jardim frutífero atraía muitas aves. O local é usado como lazer aos fins de semana.

A dona de casa Maria do Carmo contou que todos os dias colhia frutas e levava a neta para brincar no local. "Ela viu e disse que tinham derrubado tudo. Daí me olhou e falou para a gente plantar tudo de novo’’, contou.

CPFL alegou a moradores que as árvores estavam colocando em risco as fiações elétricas por causa dos galhos (Foto: Claudinei Junior )

CPFL alegou a moradores que as árvores estavam colocando em risco as fiações elétricas por causa dos galhos (Foto: Claudinei Junior )

 

A esteticista Sandra Meira disse que não houve nenhuma conversa antes com os moradores sobre a intenção de cortar as árvores. Segundo ela, os moradores nunca tiveram problemas relacionados entre galhos e fiação elétrica.

‘’Eles poderiam ter podado, era muito mais fácil do que chegar e cortar. Algumas estão bem baixas, não estão atrapalhando’’, afirmou a esteticista.

Fonte- G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!