Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Cansados de esperar asilo, imigrantes violam fronteira dos EUA
04/12/2018 14:40 em Diversas

Ao menos duzentas pessoas escalaram uma cerca de aproximadamente três metros de altura, feita com placas de metal

Imigrantes centro-americanos retidos na fronteira entre México dos Estados Unidos romperam a cerca do muro na segunda-feira, 3. Em busca de asilo, o grupo praticamente provocou sua própria detenção nos EUA.

Desde meados de outubro, milhares de pessoas de países da América Central, a maioria de Honduras, atravessaram o México rumo ao norte dos EUA. Alguns realizam o percurso a pé, outros de caravana.

O presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu impedir o ingresso dos imigrantes, com tropas para reforçar a fronteira, além de uma mudança de procedimento - até então rejeitada pelos tribunais - para exigir que os postulantes a asilo permaneçam no México até os casos serem analisados.

Frustrados e exaustos depois de semanas de incerteza, muitos dos imigrantes entraram em desespero ao serem retidos em campos miseráveis, na cidade mexicana fronteiriça de Tijuana. Alguns preferiram driblar os procedimentos legais para tentar uma entrada por Tijuana ao anoitecer de segunda-feira, 3, a cerca de 450 metros do Oceano Pacífico.

Em menos de uma hora, cerca de duas dezenas de pessoas escalaram uma cerca de aproximadamente três metros de altura, feita de placas e pilastras de metal. O grupo escolheu uma vala coberta de vegetação, onde a estrutura é mais baixa.

Pouco antes do anoitecer, três pessoas foram apreendidas pela Patrulha de Fronteira dos EUA, disseram testemunhas. A medida que escurecia, mais imigrantes faziam a travessia, muitos com filhos no colo. Algumas pessoas ainda transformaram cobertores em cordas para ajudar os familiares. Uma mãe acompanhada dos filhos ultrapassou a primeira cerca e desapareceu na escuridão.

Um helicóptero de patrulha sobrevoava o lado norte-americano durante a fuga dos imigrantes.

Karen Mayeni, uma hondurenha de 29 anos, mediu a cerca agarrada aos três filhos, de 6, 11 e 12 anos. "Estamos só observando, esperando para ver o que acontece", disse. "Vamos decidir o que fazer dentro de alguns dias". Nove minutos depois todos atravessaram a cerca.

Vários imigrantes correram para tentar escapar da polícia, mas a maioria se entregou aos agentes da Patrulha.

Fonte- Band

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!