Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Estrutura física e crescimento habitacional: Diretor do presídio fala de sua gestão em Teixeira
12/12/2018 15:51 em Diversas

O Sulbahianews esteve no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas e conversou com o diretor, o tenente-coronel Osíris Cardoso. São 5 anos de gestão com muitos objetivos alcançados e projetos iniciados. Confira a entrevista:

 

Sulbahianews: Como o senhor analisa o sistema prisional aqui em Teixeira?

 

Tenente-coronel Osíris: Na realidade, o sistema prisional é complexo no país inteiro. A gente tem feito parceria com a iniciativa privada, com o Governo do Estado, na questão da estrutura e do corpo funcional.

 

Sulbahianews: Em relação ao número de profissionais e especialidades?

 

Tenente-coronel Osíris: Na área da saúde, nós reformamos a farmácia e hoje nós contamos com cinco médicos especialistas, entre enfermeiros, clínicos e nutricionistas. Temos parceria com a prefeitura do município, associações, que contribuem muito para conseguirmos atender toda a demanda.

 

Sulbahianews: A gestão do senhor conseguiu atrair investimentos para o conjunto penal?

 

Tenente-coronel Osíris: Sim, inclusive, agora, nós estamos adquirindo armamentos, viaturas novas, somando isso ao empenho dos nossos agentes, podemos dizer que mesmo com déficit de profissionais, nós estamos conseguindo avançar.

 

Sulbahianews: Em relação à estrutura física, que percebemos estar necessitando de melhorias. Há projetos?

 

Tenente-coronel Osíris: Na verdade, nós já comunicamos e fomos atrás desses investimentos. Engenheiros já estiveram aqui. Tem um projeto que, infelizmente, não foi possível esse ano, que é o aumento da capacidade para mais 128 vagas, praticamente um novo presídio, porém anexo e com a mesma gestão.

 

Sulbahianews: O crescimento habitacional no entorno do presídio preocupa vocês?

 

Tenente-coronel Osíris: Na realidade, quando o presídio foi instalado aqui praticamente não existiam residências. Nos preocupa um pouco, inclusive, na época da invasão tentamos mostrar para o prefeito de que talvez era preocupante, mas ele não viu, manteve o prejuízo e manteve a ocupação.

 

Sulbahianews: No quesito ressocialização, qual tem sido a ação?

 

Tenente-coronel Osíris: Temos curso de capacitação, Pronatec, parcerias com as universidades, prefeitura que nos ajuda absorvendo mão de obra, as igrejas que se envolvem, tudo isso tem contribuído para o retorno dos detentos à sociedade.

 

Sulbahianews: Deixando a diretoria, o que o tenente-coronel Osíris levará de bom desses 5 anos?

 

Tenente-coronel Osíris: As duas vezes que eu passei por aqui foram, na verdade, uma imposição. Isso acabou sendo muito importante e engrandecedor para mim. Aprendi a ver com outros olhos muitas coisas que aconteciam ao meu redor. Esse convívio com os funcionários a gente valoriza e passa a ter um respeito muito grande por todos. Sairei daqui pronto para qualquer outro desafio, pois, aqui, eu evolui também como ser humano.

 

Fonte- Sul Baia News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!