Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Vettel lidera primeiro dia de testes em Barcelona à frente de Sainz; Hamilton fica só em nono
18/02/2019 14:50 em Esporte

Ferrari domina abertura da pré-temporada em Barcelona desde as primeiras horas da manhã, enquanto espanhol da McLaren encaixa volta quase no fim do dia; RBR-Honda estreia bem

A espera dos fãs da fórmula 1 finalmente acabou. Nesta segunda-feira, os novos carros para 2019 entraram na pista para a primeira semana de treinos coletivos em Barcelona (Espanha), e a Ferrari começou a pré-temporada na frente. Sebastian Vettel dominou todo o dia, marcando 1m18s161 na sua melhor volta - em 2018, no primeiro dia da pré-temporada, Daniel Ricciardo fez um tempo dois segundos pior com a RBR.

A surpresa do dia foi Carlos Sainz, segundo colocado com a McLaren. Mas explica-se: nos minutos finais, com pneus mais macios, o espanhol cravou um tempo apenas 0s397 acima do piloto da Ferrari. Também com um jogo de pneus mais aderentes, Romain Grosjean foi o terceiro com a Haas.

O dia também marcou um treino sem problemas para a RBR em sua estreia para valer na parceria com a Honda, enquanto Mercedes e Renault, aparentemente sempre com bastante gasolina a bordo de seus carros, ficaram mais para trás.

 

Tempos desta segunda-feira em Barcelona

 

Tempos finais do primeiro dia de pré-temporada: — Foto: Reprodução

 

Ferrari dominante

Desde as primeiras horas da manhã em Barcelona, Vettel foi o piloto mais rápido com a Ferrari. Baixando constantemente seu melhor tempo, com duas horas de atividade o alemão chegou à marca de 1m18s. Nem mesmo uma rápida rodada atrapalhou.

Depois do almoço, Vettel passou a fazer trechos mais longos, sempre melhorando volta a volta, embora bastante acima do tempo alcançado pela manhã. Com folga, o alemão foi o que mais andou nesta terça-feira.

 

Grosjean e Sainz param, mas surpreendem

O primeiro dia da pré-temporada da F1 teve alguns pequenos incidentes. Ainda pela manhã, Grosjean parou o carro da Haas no último setor da pista devido a problemas na pressão de combustível. O francês perdeu tempo, mas conseguiu voltar e quando faltavam vinte minutos para o fim do treino, fez o terceiro melhor tempo.

Outra bandeira vermelha foi causada por Carlos Sainz, que, ao tentar fazer um treino de largada na saída dos boxes, ficou com o novo modelo MCL34 da McLaren parado. Apesar do problema, o piloto da casa foi outro a ultrapassar a barreira das 100 voltas e, 15 minutos da bandeirada, pulou para segundo.

 

RBR "clássica" estreia motor Honda

Depois de realizar um teste de checagem na última semana, a RBR finalmente fez seu primeiro treino à vera com o motor Honda. Antes de o carro entrar na pista, a equipe divulgou imagens do modelo RB15 com a pintura "clássica" das temporadas anteriores no lugar do layout camuflado.

Na pista, o motor Honda, tão criticado em outras temporadas, demonstrou durabilidade e potência pelo menos neste primeiro treino, com Verstappen acumulando boa quilometragem, acima de 100 voltas. O holandês terminou em quarto, enquanto Daniil Kvyat, também com motor Honda, levou a STR à sexta posição.

 

Kimi: primeira rodada do ano

Um dos destaques do dia foi Kimi Raikkonen, que demonstrou consistência com o novo carro da Alfa Romeo - aliás, foi mantida a pintura usada pela Sauber na temporada passada. No entanto, foi o Homem de Gelo o causador da primeira bandeira vermelha do ano, após rodar no miolo da pista e ficar preso na caixa de brita.

Após voltar ao treino, o finlandês sempre marcou bons tempos, além de também superar a marca das 100 voltas. O Homem de Gelo acabou o dia em quinto após andar bom tempo em segundo, e ainda causou mais uma bandeira vermelha no finalzinho do treino ao parar na pista.

 

Mercedes pesada e discreta

Atual pentacampeã de construtores, a Mercedes teve um primeiro dia de atividades discreto em Barcelona. Pela manhã, Valtteri Bottas foi o terceiro mais rápido, mas, com a melhora da aderência da pista e a entrada de outros pilotos, caiu para oitavo.

Já o campeão mundial Lewis Hamilton, que entrou no carro apenas depois do almoço, começou devagar a pré-temporada, ficando apenas em nono. No entanto, nem Hamilton nem Bottas usaram pneus mais macios e aparentaram estar com mais gasolina no tanque.

 

Ricciardo estreia na lanterna

A outra equipe que dividiu o dia entre seus dois pilotos foi a Renault. Somando-se os números de voltas de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo, o modelo R19 também completou mais de 100 giros.

No entanto, sem usar pneus mais macios e, aparentemente, com tanque cheio, nenhum deles cravou tempos competitivos para ficar nas primeiras colocações. Com isso, Ricciardo ficou na lanterna em seu primeiro teste para valer pela Renault.

 

Williams ausente

A única ausente entre as dez equipes nesta segunda-feira foi a Williams, que segue atrasada na montagem de seu novo carro. A equipe divulgou que não vai treinar também nesta terça-feira e que, na melhor das hipóteses, vai andar na quarta.

Os testes de pré-temporada seguem nesta terça-feira, a partir das 5h (de Brasília).

Fonte- GE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!