Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Diplomata brasileiro é demitido após publicar textos críticos a Ernesto Araújo. Paulo Roberto de Almeida postou artigos de FH e Ricupero em seu blog pessoal
05/03/2019 11:12 em Política

 

 

BRASÍLIA - O embaixador Paulo Roberto de Almeida foi demitido nesta segunda-feira do cargo de diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores. Nos últimos dias, Almeida publicou em seu blog pessoal textos críticos ao chanceler Ernesto Araújo de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-ministro e embaixador aposentado Rubens Ricupero.

 

A assessoria de imprensa do Itamaraty confirmou a demissão do embaixador. A assessoria informou que a troca no comando do órgão já tinha sido acertada anteriormente, e não teve qualquer ligação com as publicações no blog do embaixador . "A troca da presidência do Ipri, no contexto da troca da grande maioria das chefias do MRE, já estava decidida e foi comunicada ao atual titular", diz nota divulgada pelo Itamaraty.

 

Desde 2006, Paulo Roberto de Almeida mantém um blog com opiniões sobre política interna e externa, inclusive sobre os rumos do Itamaraty, uma posição incomum para um diplomata. Crítico ferrenho dos governos do PT, Almeida, que se identifica como um liberal, tem frequentemente dirigido críticas a alas ideologicamente próximas a Olavo de Carvalho do governo Bolsonaro, embora já tenha elogiado setores militares e econômicos do governo.

 

"Aparentemente, esse mesmo blog, que me serviu como quilombo de resistência intelectual durante os anos do lulopetismo diplomático, abriu a justificativa, agora, para minha exoneração, pelo fato de ter postado artigos críticos à política externa atual — do ex-ministro Rubens Ricupero, e ex-chanceler e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — juntamente com um artigo do próprio chanceler atual, e convidando a um debate sobre a diplomacia corrente", escreveu em nota ao comentar a exoneração. 

 

Em outro texto publicado no blog nesta segunda-feira, ele disse que não se priva de manifestar sua própria compreensão dos fatos, a despeito de possíveis retaliações."Sempre defendi ideias próprias sobre as orientações de nossa política externa, o que aliás foi objeto de algumas controvérsias e umas tantas advertências de superiores quanto a certas posturas que mantive e mantenho em discordância eventual com as orientações oficiais. Nunca me abstive de expressar minhas opiniões a esse respeito, inclusive por escrito, o que aliás suscitou uma ou outra 'punição' em certas ocasiões, e um longo ostracismo sob o lulopetismo, que sempre considerei a deformação maior de nossa política", escreveu.

 

Na área da política externa, continua Almeida, suas discordâncias com o PT "eram conceituais, operacionais, metodológicas, substantivas e de estilo, ou seja, em toda a linha". Isso, todavia, não o eximiu de "manifestar essas discordâncias, de forma mais discreta ao início, de maneira aberta ao final, e atualmente".

 

"Mas, já estamos em outro regime, supostamente oposto em toda a linha ao regime lulopetista anterior. Isso não me exime, no entanto, de continuar seguindo a política externa do atual governo, e de formular eventualmente a minha opinião sobre as orientações em curso", acrescenta. "Minha função é esta: abrir meu espaço público a ideias inteligentes para o debate de pessoas inteligentes".

 

Em um artigo publicado em seu blog na noite de domingo Araújo atacou FHC e Ricupero , representantes do que entende como uma "tradição inútil" que orientou a política exterior do Brasil nos últimos 25 anos. O texto de Araújo também foi reproduzido no blog de Almeida.

 

 

COMENTÁRIOS