Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Incêndio no São Lourenço: os detalhes da operação de resgate e controle do fogo que durou horas
05/03/2022 14:32 em Diversas

Incêndio no São Lourenço: os detalhes da operação de resgate e controle do fogo que durou horas

 

No fim da manhã desta sexta-feira, 04 de março, um incêndio atingiu, pelo menos, duas edificações situadas na rua Vasco da Gama, no bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas. Começava, assim, uma operação que durou horas e envolveu quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, além de prepostos da Polícia Militar, Coelba e Prefeitura Municipal.

Era por volta das 12 horas quando a viatura Texas 12, do 18º Grupamento de Bombeiros Militar/Teixeira de Freitas, iniciou seu deslocamento da BR-101, retornando de uma ocorrência, para apoiar a guarnição da viatura Texas 10, rumo ao local do incêndio. As chamas estavam muito intensas, inclusive já eram visíveis de fora da cidade.

Fumaça era vista de fora da cidade. Foto: Reprodução/Kátia Armini

Um sobrado de dois andares estava completamente em chamas. De imediato, foi montada uma linha de mangueira por dois bombeiros e o combate foi iniciado. Um militar de folga, de passagem pelo local, também se juntou à equipe para prestar apoio.

Populares que estavam nas proximidades relataram que havia uma vítima presa nos fundos da residência. Outros dois soldados carguearam uma escada da viatura Texas 12 e conseguiram acessar parcialmente o interior da estrutura, de onde conseguiram retirar a vítima, não identificada, mas que estava ilesa.

Quatro viaturas do GBM local foram empregadas. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Cerca de oito minutos após o início do combate pela Texas 12, chegou ao local a guarnição da viatura Texas 10, que montou outra linha de mangueira.

O Corpo de Bombeiros manteve contato com a Coelba e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Após cerca de 40 minutos, dois funcionários da empresa de eletricidade chegaram e desligaram a rede elétrica.

Ação envolveu militares de folga e em serviço. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Outros dois bombeiros, um em deslocamento para sua residência e outro que reside nas proximidades, também prestaram apoio. Pouco depois, chegou uma retroescavadeira. Em seguida, quatro caçambas, que procederam com a retirada dos entulhos da estrutura.

Uma guarnição da Polícia Militar procedeu com a contenção dos populares, que, a todo momento, se aproximavam da área de risco, apesar das recomendações dos bombeiros para que se afastassem.

A operação durou até às 23 horas e 40 minutos. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Instantes depois, a viatura Texas 01 e a viatura Texas 70, com cilindros extra para reposição, passaram a acompanhar a ocorrência. Um caminhão-pipa, a serviço da Prefeitura realizou diversas vezes o reabastecimento da viatura Texas 10, durante o combate.

Um morador, residente de uma das casas ao lado da área em chamas, chegou de seu trabalho afirmando que seu cachorro estava preso em casa e que havia um botijão com o fluxo de gás ligado. Prepostos da viatura Texas 10 resgataram o animal e retiraram o botijão.

 

As equipes continuaram o combate, executando o rescaldo da estrutura, na medida em que a retroescavadeira liberava mais espaço, com a retirada dos entulhos.

Após finalização do rescaldo, todas as equipes retornaram para a unidade de origem.

Como havia muito entulho e, em virtude do horário avançado, foi ajustado com o operador da retroescavadeira o retorno aos trabalhos às 07h deste sábado (05). O trabalho seguiu em andamento.

As informações foram repassadas pelo 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!