Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Em Irecê Policlínica atende o dobro do que a unidade de Teixeira de Freitas
25/01/2018 15:12 em Diversas

Após pouco mais de um mês de funcionamento, a Policlínica do Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Irecê, no centro norte da Bahia, já atendeu 2119 pacientes dos 22 municípios que integram o consórcio. Desde a inauguração, a unidade de saúde realizou 1066 consultas e 1053 exames. Os números são praticamente duas vezes maiores aos registrados pela unidade de Teixeira de Freitas durante o primeiro mês de funcionamento. As disparidades são explicadas pela quantidade de municípios atendidos. Enquanto Irecê tem 22 consorciados, Teixeira de Freitas tem apenas 13. As Policlínicas oferecem atendimentos e serviços em especialidades médicas.

Em Irecê  são nove especialidades, como cardiologia e neurologia, e exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética e eletroencefalograma. Em Teixeira de Freitas, as especialidades médicas que lideraram o número de consultas foram gastroenterologia, ortopedia, pneumologia e angiologia. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a policlínica possibilita, simultaneamente, que o paciente tenha um atendimento especializado e acesso a exames de alta complexidade, bem como evita o deslocamento para os grandes centros urbanos em busca desses serviços”.

Inaugurada no dia 8 de dezembro de 2017, a unidade de Irecê recebeu um investimento de R$ 25 milhões, entre obras civis e aquisição de equipamentos. A manutenção mensal é dividida entre Estado, que arca com 40%, e municípios consorciados, que rateiam os 60% restantes. A policlínica promove a regionalização da prestação de serviço de alta qualidade em saúde, à medida que garante a cobertura de diversos os exames gratuitos solicitados pelo SUS no interior.

Policlínica de Teixeira de Freitas

A Policlínica Regional de Teixeira de Freitas começou a atender em 22 de novembro de 2017. A unidade de saúde dispõe de 12 consultórios e é apta a oferecer consultas em até 18 especialidades médicas diferentes.

O acesso ao serviço é a partir da Estratégia de Saúde da Família de cada município. A população vai procurar o médico da atenção básica. Se o profissional identificar a necessidade por um especialista ou exame, fará o encaminhamento. Desta forma, o paciente já vai com o seu horário agendado.

Para a população que não reside nas cidades sedes das Policlínicas, são disponibilizados micro-ônibus especiais que fazem o deslocamento dos pacientes dos municípios consorciados.

Fonte- Extremus21

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!