Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Brasil e China firmam oito acordos, de carne bovina processada a energia renovável
25/10/2019 10:47 em Economia

Brasil e China firmam oito acordos, de carne bovina processada a energia renovável

 

Em encontro com Xi Jinping, Bolsonaro convida chineses para o leilão de cessão onerosa: 'mar de oportunidades'

 

PEQUIM - No último da visita de Jair Bolsonaro à China , os dois países assinaram oito protocolos nesta sexta-feira. Os principais envolvem carne bovina processada (jerk beef), farelo de algodão (para ração) e energia renovável . Os acordos foram assinados no encontro entre Bolsonaro e o presidente chinês, Xi Jinping , no Salão do Povo,  em Pequim , depois de uma longa cerimônia em que passaram em revista às tropas na Praça da Paz Celestial .

 

Também foram firmados atos para a facilitação dos trâmites nas aduanas entre os dois países, para tornar regulares os contatos entre as chancelarias dos dois países, para o intercâmbio de jovens estudantes, para a cooperação entre a Capes e sua congênere chinesa e para a liberação da Hidrelétrica de Xingu.

 

Na China : Número de brasileiros cresce 55% em 5 anos. Saiba como buscar oportunidades no país

 

A assinatura do ato para incrementar a presença chinesa no etanol brasileiro deve ficar para novembro, quando Xi Jinping vai ao Brasil para a cúpula dos Brics. A expectativa é que, durante a visita do presidente chinês, sejam anunciados novos investimentos da estatal Cofco no Brasil. Atualmente, a Cofco tem quatro usinas em São Paulo.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o da China, Xi Jinping, inspecionam a guarda de honra na cerimônia de boas-vindas do lado de fora do Grande Salão do Povo, em Pequim Foto: JASON LEE / REUTERS

Os atos foram assinados pelos ministros das respectivas áreas. Um dos ministros que acompanharam Bolsonaro na visita foi o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele disse que a China está de olhos abertos para o urânio brasileiro .

 

Defensor da quebra do monopólio do urânio, proposta que teria que passar por mudança constitucional, o ministro negocia uma saída para a exploração das minas que pode vir a agilizar uma entrada futura do capital estrangeiro no setor.

 

No evento, Bolsonaro aproveitou a ocasião para convidar empresas chinesas a participar do leilão da cessão onerosa , que será realizado no próximo mês. Também agradeceu a posição do país em respeito à soberania brasileira na Amazônia e exaltou a relação bilateral.

 

Telefonia móvel : 5G não está 'no radar', disse Bolsonaro às vésperas da visita à China

 

- O Brasil é um mar de oportunidades para a China. Gostaria de convidar a China a participar do leilão de cessão onerosa. Queremos agregar valor a este intercâmbio - disse Bolsonaro.

 

Bolsonaro voltou a falar sobre a isensão de visto a chineses que queiram fazer turismo ou negócios o Brasil, disse que esperava ver prosperar a relaçã ao longo de seus mandatos e concluiu seu discurso dizendo-se “orgulhoso de estar aqui”.

 

- O Brasil precisa da China, e a China precisa do Brasil - disse o presidente, que estava do lado oposto a Xi na longa mesa em que se distribuíram as duas duas equipes de governo.

 

Por dentro da Huawei: Visitamos o centro da gigante chinesa. Confira aqui

 

O mandatário chinês, por sua vez, reforçou a importância dos laços entre as duas nações:

 

- Há um futuro brilhante para a relaçao entre os dois países. São relações estratégicas e de longo alcance que nos unem.

 

No fim, Bolsonaro deu um casaco do Flamengo ao presidente chinês e disse que o time "era o melhor da atualidade".

 

Mais cedo, o presidente criticou a proposta da Aneel de cobrança de impostos da sobre a enerdia solar, dizendo que 'taxar o sol é deboche' e revelou que o plano de estímulo de emprego no país prevê flexibilizar direitos de jovens e pessoas com mais de 55 anos. 

 

Maria Cristina Fernandes, do Valor

25/10/2019 - 07:13 / Atualizado em 25/10/2019 - 10:36

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!