Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Médico do Bahia avalia 1° dia do retorno aos treinos no CT: 'Todos cumpriram o protocolo'
16/06/2020 12:01 em Esporte
 

Médico do Bahia avalia 1° dia do retorno aos treinos no CT: 'Todos cumpriram o protocolo'

 

 

O primeiro dia do retorno aos treinos no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, em Dias D'Ávila foi um sucesso. Essa é a avaliação do coordenador médico do Bahia, dr. Luiz Sapucaia, que concedeu entrevista coletiva. A volta aconteceu na manhã desta terça-feira (10). Segundo ele, todos os envolvidos, tanto elenco, como comissão técnica e demais funcionários cumpriram à risca o determinado no protocolo criado pelo clube.

 

"Hoje foi um dia que a gente sai muito feliz. Os atletas cumpriram rigorosamente o protocolo. Todos funcionaram, os staffs, serventes todos cumpriram perfeitamente. Estamos muito seguros de que estamos fazendo a coisa certa, do tamanho certa e na hora certa", avaliou.

 

De acordo com Sapucaia, o protocolo foi elaborado com base nos que são utilizados pelos clubes europeus e também no documento desenvolvido pela CBF. Além disso, ele também destacou a vantagem do amplo espaço das dependências do CT Evaristo de Macedo. "Temos a sorte de ter um CT com amplo espaço, boa ventilação. Tive muita tranquilidade na elaboração e cumprimento dos protocolos junto aos meus pares, junto ao pessoal do departamento físico, do departamento de nutrição, fisioterapia, todos atenderam perfeitamente e entenderam como deve funcionar o protocolo", continuou.

 

 

 

Na última quarta (10), os jogadores compareceram à Cidade Tricolor. Neste dia o departamento médico deu início ao processo de triagem quando o elenco foi submetido aos exames de covid-19 e avaliações físicas. De acordo com Sapucaia, nesta terça foi aferida as temperaturas dos atletas, junto com higienização. O médico ainda informou que, toda vez que entrarem n CT, eles terão que entregar um questionário relatando o estado de saúde dos familiares e das pessoas com quem convivem.

 

No domingo (14), o Tricolor anunciou que dois dos seus jogadores foram diagnosticados com a Covid-19 (veja aqui). Sapucaia informou que eles estão cumprindo o isolamento e seguem monitorados pelos departamentos médicos e físicos. "Nós desenvolvemos um protocolo específico para esses atletas manterem o estímulo à atividade física. Lógico que respeitando qualquer quadro sintomaológico que se apresente, como febre, dor de cabeça. Qualquer sintoma que apareça eles vão procurar o departamento médico imediatamente", disse.

 

Sapucaia ainda comentou o estado físico dos jogadores nesse retorno. Os atletas estavam longe das atividades no CT desde meados de março quando estourou a pandemia do coronavírus no Brasil. Para ele, o período de afastamento é semelhante aos das férias, no entanto, como os treinos virtuais estavam acontecendo, a previsão é que a recuperação física seja rápida.

 

"A gente teve um período grande afastado das atividades físicas, do ponto de vista de intensidade. Mantivemos os músculos acordados, mas tivemos uma perda volumétrica nesse período de afastamento, que a meu ver, equivale a um período de férias. É natural que haja essa perda de qualidade do volume físico, mas se recupera muito rápido, porque a gente manteve um volume de atividades muito melhor do que quando estão de férias", ressaltou.

 

 

Apesar da volta aos treinos, ainda não uma data definida para o retorno das competições. Antes da paralisação do futebol brasileiro, o Bahia liderava o Campeonato Baiano com 15 pontos e estava classificado para a segunda fase da Copa Sul-Americana e às quartas de final da Copa do Nordeste. Vale lembrar que a fase de grupos do torneio regional ainda não foi concluída, faltando a última rodada.

por Leandro Aragã

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!