Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Governo estuda liberar recursos de contas inativas do FGTS e melhorar rentabilidade do Fundo
10/05/2019 08:09 em Economia

Governo estuda liberar recursos de contas inativas do FGTS e melhorar rentabilidade do Fundo

Objetivo é dar um novo estímulo à economia e garantir maior remuneração aos cotistas

 

 

RIO E BRASÍLIA - O governo prepara uma reestruturação no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ) de modo a dar um estímulo a mais na economia e, ao mesmo tempo, assegurar uma remuneração melhor para os cotistas. Diante do crescimento do desemprego, a equipe econômica avalia repetir medida adotada pelo ex-presidente Michel Temer

 

 

Em dezembro de 2016, Temer autorizou o saque das contas inativas. Pela regra, a retirada nesses casos só pode ser feita quando o trabalhador fica três anos fora do mercado formal, sem recolher para o Fundo.

 

 

A autorização especial para o saque beneficiou 25,9 milhões de trabalhadores e injetou R$ 44,4 bilhões na economia em 2017. Na ocasião, a movimentação das contas inativas foi limitada a contratos de trabalho extintos até 31 de dezembro de 2015.

 

Segundo fontes, a ideia agora seria ampliar o prazo e permitir uma nova rodada de saques. Para isso, será preciso aprovação do Congresso.

 

A reestruturação do FGTS, porém, seria uma medida mais ampla e de longo prazo, que teria como princípio básico proteger os recursos dos trabalhadores em relação à inflação.

 

“Descontada a inflação, a rentabilidade do FGTS é negativa, funciona como um imposto sobre o cidadão”

 

WALDERY RODRIGUES JÚNIOR

Secretário de Fazenda do Ministério da Economia

Segundo o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, há várias alternativas sendo avaliadas para reestruturar o Fundo , mas os estudos ainda estão na fase inicial.

 

O FGTS vai sofrer reformatações, incluindo mudanças em sua governança, gestão e rentabilidade. Hoje, a rentabilidade é de 3% ao ano mais taxa referencial (que atualmente está zerada). Logo, em termos reais, descontada a inflação, ela é negativa, funciona como um imposto sobre o cidadão, em vez de ajudá-lo - disse Rodrigues Júnior, no 31º Fórum Nacional, nesta quinta-feira, na sede do BNDES no Rio.

 

Geralda Doca e Rennan Setti

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!