Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo', diz chanceler Ernesto Araújo
30/06/2019 09:27 em Economia

Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo', diz chanceler Ernesto Araújo

 

Em entrevista exclusiva ao GLOBO, ministro diz que acordo com a UE é parte de processo de abertura comercial do Brasil, que já mira outros parceiros

 

BRASÍLIA - Após fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia (UE), o próximo passo a ser dado pelo Mercosul é buscar um tratado semelhante com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), bloco formado por Noruega, Suíça, Liechtenstein e Islândia.

 

A informação é do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que conversou com O GLOBO, por telefone, durante uma escala que fazia em Fortaleza, vindo de Bruxelas (Bélgica) , onde o acordo UE/Mercosul foi fechado . Segundo o chanceler, a partir de agora, o mundo todo vai querer negociar com o bloco sul-americano .

 

— Todas essas negociações vão acelerar agora, com o interesse que o Mercosul está gerando a partir do fechamento com a União Europeia. É outro fator que já começa a ter efeitos antes da entrada em vigor. A partir de hoje, o Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo, inclusive dos Estados Unidos — disse o ministro.

 

Araújo garantiu que o Brasil continua engajado na agenda do meio ambiente e reclamou que a imagem do país está distorcida lá fora.

 

O ministro alertou que o Acordo de Paris - firmado em 2015 por 195 países para mitigar os efeitos do aquecimento global - pode ser usado como pretexto para a adoção de barreiras às exportações brasileiras.

 

Leia aqui a íntegra da entrevist

 

Eliane Oliveira

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!