Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Saiba o que está previsto no pacote do emprego que será anunciado nesta segunda
11/11/2019 08:08 em Economia

Saiba o que está previsto no pacote do emprego que será anunciado nesta segunda

 

 

Bolsonaro lança Programa Verde Amarelo para estimular a contratação de jovens entre 18 e 29 anos e pessoas acima de 55

 

RIO - O presidente Jair Bolsonaro lança nesta segunda-feira, às 17h, o  Programa Verde Amarelo para estimular a geração de emprego . O conjunto de ações — implementado por meio de medida provisória (MP) — será  restrito a jovens entre 18 anos e 29 anos  e pessoas acima de 55 anos de baixa renda, com remuneração de até 1,5 salário mínimo.

 

Os contratos de trabalho terão duração de dois  anos,  a serem assinados a partir de janeiro de 2020, sendo permitidas contratações até o fim de 2021.

 

Leia: Brasil não deve cumprir meta de erradicar a pobreza até 2030, afirmam especialistas

 

A estimativa é que o programa contemple um universo de três milhões de jovens no primeiro emprego.

 

Para os empregadores, a vantagem é a redução dos  encargos trabalhistas. Segundo estimativa do economista José Pastore, o pacote de medidas vai resultar em uma desoneração da folha de 50%. 

 

Renda: Bolsa Família vira novo seguro-desemprego e cresce em cidades ricas

 

Os únicos encargos que vão sobrar são a contribuição do FGTS, reduzida de 8% para 2%, e o Seguro de Acidente de Trabalho (SAT). Todos os demais, como recolhimentos para Previdência, Sistema S e salário-educação, serão zerados.

 

Além disso, a multa do FGTS nas demissões sem justa causa cairá de 40% para 20%.

 

As empresas não poderão substituir trabalhadores atuais por outros que tenham um custo menor.  Elas  só poderão contratar na nova modalidade empregados que excedam o montante existente quando do envio da MP ao Congresso.

 

Viu isso? Redução do emprego com carteira faz desigualdade crescer e voltar a nível de 2007

 

Para compensar a perda de arrecadação com a desoneração da folha, o governo pretende usar os recursos que serão poupados a partir do pente-fino nos benefícios do INSS, que devem atingir R$ 9,8 bilhões este ano. Para 2020, espera-se uma redução de gastos graças ao pente-fino da ordem de R$ 20 bilhões.

 

Segundo fontes a par das discussões, o programa  será acompanhado de outras medidas na área trabalhista, como a redução da burocracia nos acordos entre empresas e funcionários sobre temas como banco de horas, horas extras e acordos judiciais.

 

Veja: Brasil vive o ciclo mais longo de aumento da desigualdade

 

A ideia é liberar totalmente os patrões das negociações com sindicatos quanto a banco de horas, por exemplo. Hoje, as empresas só podem negociar individualmente bancos de horas com duração de até seis meses.

 

Para Pastore, o programa do emprego deverá ter maior adesão de empresas de médio porte. São elas que geralmente se mostram mais cautelosas em momentos de retomada da atividade, preferindo trabalhar com informais.

 

No Brasil: Crise empurra 4,5 milhões para extrema pobreza, que bate recorde

 

Com o programa, estes empregados poderão ser formalizados, comenta Pastore.

 

— Haverá uma forte desoneração, e o programa tem um nicho crítico importante — destaca Pastore, lembrando que um dos objetivos é beneficiar os trabalhadores mais vulneráveis.

 

 

 

O Globo

11/11/2019 - 00:01 / Atualizado em 11/11/2019 - 07:46

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!