Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Meio Ambiente de Itanhém visita Usina de Triagem de Caravelas. Objetivo é implantar um projeto semelhante no município
Diversas
Publicado em 26/08/2021

Meio Ambiente de Itanhém visita Usina de Triagem de Caravelas. Objetivo é implantar um projeto semelhante no município

 
 
Compartilhe 
 

Foi com o objetivo de conhecer o funcionamento da Usina de Triagem de Materiais Recicláveis e coleta seletiva que a equipe do Departamento de Meio Ambiente de Itanhém, junto com representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) realizou uma visita ao município de Caravelas, que é pioneiro em reciclagem no extremo sul. A ideia é implantar um projeto semelhante no município de Itanhém.

A comitiva foi recepcionada com um café da manhã pelo prefeito Silvio Ramalho (PP), que também é itanheense, e pela secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, junto com sua equipe. Participaram o diretor de Meio Ambiente de Itanhém, Delzivan da Silva Gomes, a fiscal Ambiental, Joelma Silva Santos e a analista Ambiental, Luana Alves Nascimento. Pela SEDEC, participou o agrônomo Moab Acácio.

O prefeito Silvio parabenizou o trabalho de Mildson e disse que espera “que Itanhém siga o mesmo caminho de Caravelas, na valorização do Meio Ambiente”.

Após uma breve explanação em slides sobre o projeto, a equipe de Itanhém foi ver de perto a Usina de Triagem de Materiais Recicláveis, onde puderam acompanhar o trabalho feito na compostagem de resíduos sólidos urbanos, e sanaram dúvidas quanto à criação, custos, serviços oferecidos e manutenção do projeto.
A secretaria de Meio Ambiente, Edinéia França, disse que, no início, não acreditava que a comunidade iria abraçar a ideia, mas que, em pouco tempo, mesmo sem investir em divulgação, a população aderiu e fez sua parte, separando e entregando o material reciclável nos pontos de entrega voluntários nas praças, em Caravelas, Ponta de Areia e Barra de Caravelas.

Lá, tudo começou com um projeto de Associação dos próprios moradores, que foi compreendido pela prefeitura. De acordo com a Secretária Edinéia, tudo funciona em parceria com empresas e, principalmente, com a comunidade. A Associação faz a coleta de todo material reciclável como lixo eletrônico, pilhas, plástico, borracha, papel, metal e vidro e, após ser processado pela Usina, o material é comprado por empresas do Espírito Santo e, no caso do vidro, por uma indústria do Rio de Janeiro. A Usina ainda fabrica sabão, fazendo uso de óleo reutilizável.
Edinéia espera que, no futuro, a comunidade separe todo material reciclável e que o caminhão de lixo do município sirva apenas para recolher os rejeitos. Coincidentemente, a visita ocorreu no dia em que o projeto completou um ano de existência.

Após conhecer a Usina, a equipe de Itanhém também visitou o Parque Natural Municipal Maria & Amélio Siquara, e as novas instalações do Hospital Municipal, que também recebeu os serviços da Secretaria do Meio Ambiente, na conservação e relocação das árvores. No itinerário, conheceram ainda as obras da Rua do Cais, os píeres revitalizados, o novo píer da Barra de Caravelas e a Rua do Porto.

Ao final do encontro, os representantes de Itanhém receberam produtos da Usina como presentes, e agradeceram a receptividade da equipe de Caravelas. [Jan Santos / Ascom PMI. Fotos: Edelvácio Pinheiro]

Publicado

  

em

 
 
 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!