Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Itanhém realiza sua 9ª Conferência Municipal de Assistência Social
30/08/2021 09:34 em Diversas

Itanhém realiza sua 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

 
 
 
  •  
 

 

A administração municipal de Itanhém, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou, nesta sexta-feira (27), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro foi feito de maneira semipresencial, ocorrido na Câmara de Vereadores, contando com a participação de pouco mais de 50 pessoas no recinto, com a transmissão online no canal do Facebook da prefeitura, reunindo trabalhadores do setor, sociedade civil, usuários dos serviços da assistência social, entidades e representantes do Poder Público.

Com o tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a conferência teve o objetivo de debater assuntos referentes à efetivação da política pública de assistência social, elaborando propostas a nível municipal, estadual e federal.

O evento iniciou com um momento cultural com os alunos da ABC do Ó, Lara Carolina e Edimario Nunes, acompanhados pelos músicos Índira Quertins e Alexandre Costa.

Alex Chaves, vice-prefeito do município, também falou da relevância das conferências e ressaltou que a Assistência Social é o único instrumento no resgate dos que vivem em vulnerabilidade. “A Assistência Social, basicamente, é para trazer a humanidade de volta para o ser humano, e nos temos perdido a humanidade para as drogas, para a violência, para a gravidez precoce e até para a fome. Então, a gente precisa construir estratégias, levantar ideias de como reverter esse processo. E a Assistência Social é o único instrumento que temos para isso”, refletiu o vice-prefeito Alex Chaves.


Em seu discurso, o prefeito Mildson Medeiros falou das conquistas de sua última viagem a Salvador e reafirmou seu compromisso em trabalhar para os mais humildes e necessitados. “Uma das coisas que mais me deixa feliz é poder ajudar as pessoas, os mais pobres. Agradeço muito a Deus por essa oportunidade que Ele está me dando, em poder contribuir com minha cidade, com meu povo. Que esse momento sirva para nós elaborarmos planos, termos ideias para melhorar, cada vez mais, nossa maneira de fazer políticas públicas que favoreçam nossa gente. Temos buscado recursos em Brasília, em Salvador e aproveitado do prestígio com os parceiros do Estado, para investirmos no nosso município. Essa é nosso compromisso enquanto gestão, e não vamos parar”.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Eliane Araújo, as propostas elaboradas serão enviadas ao Estado para serem debatidas na Conferência estadual. “A realização da Conferência é de extrema importância para o fortalecimento da política de assistência social, tanto a nível municipal quanto estadual e federal. Quero fazer um agradecimento especial a toda minha equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, porque são pessoas que trabalham juntas, unidas, buscando o melhor para todos que procuram, para todos os usuários. Estamos muito felizes em estar aqui hoje realizando esse evento”, destacou Eliane.

A palestra sobre o tema foi conduzida de maneira virtual, pela técnica do Conselho Estadual de Assistência Social, Sara França Spínola.

Após a palestra, os participantes votaram as propostas criadas nos cinco eixos e elegeram dois delegados para representar o município na 13ª Conferência Estadual da Assistência Social, sendo um representante governamental e um representante da sociedade civil, com seus respectivos suplentes. A 13ª Conferência Estadual da Assistência Social será realizada nas datas de 21 e 22 de outubro de 2021.

Participaram do evento o Presidente do conselho Municipal da Assistência Social, Rodrigo Araújo Ferraz, o Vereadores Rivelino, primeiro secretário da Câmara Municipal, Heloísa Siles Aguiar, representante da sociedade civil do conselho Municipal de Assistência Social, Rogério Barroso, presidente do CMDCA; a secretária da Educação, Normélia Alquilina; o secretário da Administração, Windson Mendes; Josias Caetano, secretário da Agricultura; José Sales, secretário da Infraestrutura, os vereadores Renato Correia, Gutemberg Ferreira, Dias da Academia e Sasdelli Resende; O procurador do município, Dr Valdeir e Grinaldo Medeiros, representante do Conselho Tutelar. 

[por Jan Santos/Ascom PMI. Fotos: Edelvácio Pinheiro]

 

 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!