Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Apae de Itanhém inaugura centro de equoterapia
30/08/2021 09:38 em Diversas

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Apae de Itanhém inaugura centro de equoterapia

 
 
Compartilhe
 
 

 

Como parte dos eventos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itanhém inaugurou, na tarde desta sexta-feira (27), o Centro de Equoterapia Gedeon Botelho. O projeto da Apae tem o apoio da prefeitura e do Sindicato dos Produtores Rurais. O saudoso Gedeon foi prefeito por três mandatos em Itanhém.

A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos e serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, complementando o tratamento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Wendel Pires, presidente da Apae.

“A equoterapia vai completar a área de saúde da Apae, que já conta com a fisioterapia tradicional, psicologia, fonoaudiologia e neurologia”, explicou Wendel Pires, presidente da instituição. “Esses profissionais farão uso desta terapia para complementar o tratamento, com duas sessões semanais, inicialmente”, completou.

De acordo com o presidente, a prefeitura é responsável pelos profissionais, o sindicato cedeu o espaço do parque de exposição e a comunidade doou três animais, além de selas, equipamentos para os cavalos, capacetes e protetores para os alunos  e treinamento para os profissionais.

Na fase de elaboração do projeto a associação visitou um projeto semelhante desenvolvido pelo 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), na cidade de Teixeira de Freitas. Lá a entidade conheceu os equipamentos necessários e fez os primeiros contatos com especialistas no assunto. Em setembro uma equipe do batalhão conclui, em Itanhém, um curso de três dias para os profissionais.

O tesoureiro da Prefeitura de Itanhém, Henrique Botelho, que é neto do ex-prefeito Gedeon Botelho, representou a família no evento. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito e o vice-prefeito Mildson Medeiros e Alex Chaves, presidente do sindicato Romeu Gazinelli, vereador Gutembergue e o subtenente Kevyn da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!