Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Bombeiros de Teixeira alertam para alto número de incêndios em vegetação durante o ano
27/09/2021 12:15 em Diversas

Bombeiros de Teixeira alertam para alto número de incêndios em vegetação durante o ano

Até o mês de setembro deste ano, já foram mais de 300 ocorrências
Corpo de Bombeiros combatem incêndio. Foto: Divulgação/18º GBM

Com o aumento das temperaturas nesta época do ano, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) tem registrado índices elevados de ocorrências incêndios em todo o extremo sul baiano. Devido a isso, a corporação lançou uma cartilha de orientações preventivas em prol do meio ambiente e saúde pública.

As ocorrências se dividem em diferentes focos: terrenos baldios, resíduos e rejeitos (lixo), áreas de pastagem, vegetação em geral. Mas, apesar do calor ambiente, quase sempre os incêndios são associados ao desrespeito à legislação e poderiam ser evitados.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, em 2021, apenas entre janeiro e 23 de setembro, já foram registradas 302 ocorrências de combate ao fogo em vegetação (somando atendimentos feitos nos 13 municípios da sua área de atuação).

Alto número de ocorrências chama a atenção. Foto: Divulgação/18º GBM

Os meses com mais ocorrências em 2021, até então, foram: julho (81 chamados) e janeiro (54).

Em um comparativo com anos anteriores, o número chama a atenção. Em 2019, foram 283 ocorrências. Em 2020, foram 326 durante o ano todo.

Orientações

A cartilha elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está publicada abaixo e disponível para download.

As instruções apontam para a eliminação das causas de incêndio, incluindo denúncia dos responsáveis, e acionamento de uma guarnição dos bombeiros para minimização dos danos e preservação da segurança.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!