Teixeira: lideranças baianas e mineiras demonstram a viabilidade de reativação da Ferrovia Bahia-Minas
19/10/2021 12:27 em Diversas

Teixeira: lideranças baianas e mineiras demonstram a viabilidade de reativação da Ferrovia Bahia-Minas

 
Teixeira: lideranças baianas e mineiras demonstram a viabilidade de reativação da Ferrovia Bahia-Minas. Fotos: OSollo

No começo da noite desta segunda-feira, dia 18 de outubro, a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promoveu uma audiência pública em solo baiano, discutindo a retomada da Estrada de Ferro Bahia-Minas.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, município indicado para integrar a rota dos trens, e teve como objetivo apurar informações da demanda do potencial de carga e passageiros na região extremo sul da Bahia.

A mesa foi composta assim: vereador Matheus Guerra; Luciana Machado, prefeita de Nova Viçosa; Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio de Saúde; Jean Freire, médico, deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); o deputado estadual Robinho; João Leite, deputado estadual e presidente da Comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); e Gilson Coleta, prefeito de Nanuque/MG.

Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consaúde. Fotos: OSollo

As discussões insurgem do esforço do gestor de Caravelas, Silvio Ramalho, em consonância com o presidente da Comissão Pró-Ferrovia Bahia-Minas, o deputado João Leite. O grupo lidera uma frente com os prefeitos da tríplice fronteira (Bahia/Minas Gerais/Espírito Santo) para viabilizar a realização de estudos de impactos com a reativação da ferrovia.

Durante a audiência, autoridades políticas expressaram opiniões a respeito. Estima-se que o potencial de cargas estimado para o ano 2025 seja de um milhão de toneladas.

Para o prefeito Silvio Ramalho, a audiência foi de grande importância por fazer parte do projeto que inclui Teixeira de Freitas no traçado da ferrovia. “É muito importante que Teixeira entre nesse contexto, até mesmo para fortalecer o projeto, que já entrou na sua terceira etapa. A previsão inicial é de 2025 iniciar rodando”, disse.

João Leite, deputado estadual e presidente da Comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

O deputado mineiro João Leite, presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, considerou o momento como fundamental e destacou a abrangência do projeto. “É a reconquista, a retomada de um direito da população do sul da Bahia, do nordeste mineiro, Vale do Jequitinhonha, do Mucuri, Vale do São Mateus, isso que representa. Um chamamento a todo povo para essa luta: retomar o que nunca deveriam ter perdido, que é essa estrada de ferro, que possibilita tanto desenvolvimento”, comentou.

O deputado estadual Robinho

Também presente no evento, o deputado Robinho citou recursos que podem viabilizar viabilizar o projeto. “É um sonho que foi realidade no passado. Estamos acreditando com base em um recurso significativo para manutenção em ferrovias já existentes oriundo de multas da empresa Vale. A gente pode retomar o passado e viabilizar para o futuro, com um porto ocioso, descongestionar o porto de Vitória e estamos lutando para isso”, disse.

Jean Freire, médico, deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

O deputado Doutor Jean Freire, 2º vice-presidente da Assembleia mineira, também falou sobre o assunto. “É um momento ímpar para todos nós estar aqui fazendo essa audiência pública. Agradeço ao prefeito de Caravelas e tantos outros que foram fundamentais para iniciar esse sonho. Estamos nessa fase de audiências para mostrar a viabilidade”, comentou.

Edcarlos Cavalcante, presidente dos Sindicatos dos Policiais Ferroviários, e equipe

Edicarlos Cavalcanti, policial ferroviário federal, acompanhado por representantes da classe, que vêm acompanhando as ações em busca do reconhecimento da atividade dos agentes, comentou: “É uma honra fazer parte de um ato histórico como esse. Nós não estamos na ativa há mais de 30 anos e temos a honra de estar aqui lutando por essa causa”, mencionou.

Estiveram presentes também Luciana Machado, prefeita de Nova Viçosa, acompanhada de secretários e vereadores; Gilson Coleta, prefeito de Nanuque com sua equipe de governo; José Osvaldo, presidente da Câmara de Vereadores de Nanuque; dr. Valdey Silva e Alessandra Costa representando o Consórcio Construir; Edcarlos Cavalcante presidente do Sindicato Ferroviário da polícia federais e equipe; o juiz dr. Argenildo Fernandes; Kelvio Mar; Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e sua equipe de servidores; Gilmar Souza (Gilminha), presidente da Câmara de Caravelas e vereadores; Henny Aramuni, procurador do município de Teixeira de Freitas; o vice-prefeito de Teixeira de Freitas Yuri Fernandes e vereadores; Polícia Rodoviária Federal, representada pelo inspetor Cajueiro e a agente Thais; Allisson Ferreira; presidente do Sincomércio; Reinan Reisen, produtor de café do Extremo Sul da Bahia; Ulisses Brambini, proprietário da empresa Bello Fruit; Kelvio Marcílio, vice-prefeito de Araçuaí/MG e outras lideranças mineiras; a cantora de Ponta de Areia, em Caravelas, Gelucia dos Santos também esteve presente.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!