Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Hidrelétrica de Itapebi abre comportas e água pode atingir população ribeirinha
14/12/2021 08:04 em Diversas

Hidrelétrica de Itapebi abre comportas e água pode atingir população ribeirinha

Vazões adicionais devem chegar à zona urbana de Belmonte por volta das 20h desta sexta
 

A prefeitura de Belmonte emitiu um comunicado urgente, nesta sexta-feira (10), informando que a Usina Hidrelétrica Itapebi (UHE Itapebi) abriu as comportas, liberando cerca de 3.300 metros cúbicos de água por segundo. Segundo a prefeitura, isso fará com que o Rio Jequitinhonha transborde, colocando em risco os moradores ribeirinhos da região. O alerta pede à população que não fique perto das margens do rio.

 

 

A UHE Itapebi informou que, durante a noite de quinta-feira (09) e madrugada de sexta-feira, detectou um aumento na vazão do Rio Jequitinhonha que chega ao reservatório devido às intensas chuvas. Em consequência disso, no início do dia, a Neoenergia, empresa proprietária da Hidrelétrica, emitiu o alerta de que estava abrindo as suas comportas para eliminar o aumento do volume de água. No início da manhã, esse volume atingiu 3.362 m³/s.

 

 

A previsão de chegada de vazões adicionais à zona urbana do município de Belmonte é por volta das 20h.
Na nota, a empresa ressaltou que a alteração de vazão foi informada às comunidades mais próximas à barragem, às prefeituras e órgãos de proteção e defesa civil para que que sejam tomadas as ações necessárias.

UHE Itapebi) abriu as comportas, liberando cerca de 3.300 metros cúbicos de água por segundo

EMPRESA HAVIA DESMENTIDO INFORMAÇÃO – A decisão de aumentar a vazão acontece apenas um dia depois de a UHE Itapebi ter emitido uma nota desmentindo a informação de que estaria operando com 100% de capacidade e que isso poderia causar inundações nos municípios situados no leito do Rio Jequitinhonha. Na quinta-feira (09), a empresa disse que a incidência de chuvas não era um aspecto que poderia alterar o regime operativo da UHE Itapebi, nem justificar qualquer tipo de preocupação das comunidades do entorno do reservatório.

ALERTA DO GOVERNADOR – Em encontro por videoconferência realizado nesta sexta-feira com prefeitos dos municípios do Extremo Sul atingidos pelas fortes chuvas, o governador Rui Costa disse que recebeu um alerta da Chesf, que opera a barragem de Pedras, em Jequié, afirmando que até sábado (11) irá soltar um volume grande de água. “Faço um apelo para que as pessoas que estão próximas de rios e riachos saiam das suas casas e vão para regiões mais altas. Esses rios e algumas barragens vão soltar mais água”, pediu o governador.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!