Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Corinthians não consegue reagir e continua com perguntas sem respostas
06/07/2023 08:57 em Esporte
 

Mais uma vez o Corinthians perdeu um jogo fora de casa – a derrota por 1 a 0 para o América-MG, nesta quarta-feira, foi a sétima como visitante com Luxemburgo. Novamente, saiu atrás no placar e não conseguiu reverter – a equipe não virou nenhum placar contra adversários de Série A em 2023. Como já virou rotina, erros defensivos cobraram um preço alto ao Timão.

Alguns problemas se repetem e, por mais que o clube siga vivo na Copa do Brasil, as perspectivas para o restante da temporada só pioram pelo que se vê dentro e principalmente fora de campo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/14:57
 
 
 

Veja a entrevista de Vanderlei Luxemburgo após América-MG 1 x 0 Corinthians

Sim, é verdade que o Corinthians criou mais chances de gol do que o América – foram 18 finalizações alvinegras, 11 no alvo. Também está correto dizer que o goleiro Mateus Pasinato foi o melhor em campo. Mas, considerando as limitações e o recuo do adversário no segundo tempo, fica difícil encontrar evolução no Timão, que chegou à quinta derrota nos últimos oito jogos.

Em dois meses à frente da equipe, Luxemburgo disputou 17 jogos e venceu só quatro, com aproveitamento de 31% dos pontos. Pior do que os números é a sensação de falta de rumo. Não há uma escalação ideal, nem um modelo de jogo claro.

Róger Guedes lamenta em América-MG x Corinthians — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Róger Guedes lamenta em América-MG x Corinthians — Foto: Alessandra Torres/AGIF

O técnico, vale ressaltar, não é nem de longe o principal culpado pela crise na qual o Corinthians se enfiou. Basta lembrar que o time disputa a terceira fase da Copa do Brasil com o terceiro comandante diferente. Ainda assim, o trabalho de Luxa deixa algumas perguntas sem respostas:

 

  • Se o melhor momento de Adson no ano foi centralizado, por que escalá-lo pela direita?
  • Se Róger Guedes voou jogando mais perto do gol, no 4-4-2, por que colocá-lo na ponta esquerda?
  • Por que insistir com Gil, mesmo jogando mal, se há tantos elogios a Bruno Méndez e Caetano?
  • Por que Pedro, exaltado por Luxemburgo em sua chegada, tem jogado tão pouco?

 

 

 

Na maior parte do tempo, o Corinthians foi melhor do que o América-MG, embora tivesse dificuldades criativas. Porém, o gol aos 30 minutos, em vacilo de Ruan Oliveira na marcação pelo meio e falha ainda maior de Gil na perseguição a Juninho, foi um duro golpe, que demorou a ser absorvido.

No segundo tempo, o Timão melhorou, sobretudo após as entradas de Biro e Matheus Araújo, aos 20. Criou diversas chances, boa parte delas pelos pés de Róger Guedes, que pode ser fominha e cometer alguns erros, mas é um dos poucos a arriscar e tentar algo diferente no ataque alvinegro. No entanto, a equipe finalizou muito mal.

Yuri Alberto em América-MG x Corinthians — Foto: Fernando Moreno/AGIF

Yuri Alberto em América-MG x Corinthians — Foto: Fernando Moreno/AGIF

Em mais uma noite triste para o torcedor corintiano, o volante Gabriel Moscardo foi um dos poucos pontos positivos. Com qualidade para sair jogando e intensidade para fechar espaços, o garoto de 17 anos mostrou que pode ser útil à equipe (caso não seja vendido precocemente ao Zenit).

O Corinthians está vivo na Copa do Brasil e tem desafio até menos espinhoso do que nas outras fases, quando perdeu para Remo e Atlético-MG por 2 a 0 no jogo de ida. Para avançar à semifinal, porém, será preciso superar não só o América, mas também a crise dentro e fora de campo.

 
 

Por Bruno Cassucci — São Paulo

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!