Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Cabeça tranquila para usar o Árbitro de Vídeo
29/09/2017 15:29 em Esporte

O Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) ganhou um reforço importante. Para ter sucesso no uso da ferramenta, é necessário estar com a cabeça bem tranquila para garantir o nível de concentração ideal. Foi por isso que a tecnologia ganhou um importante reforço. A Comissão de Arbitragem da CBF convocou as psicólogas Marta Magalhães e Marta Minopoli para um intensivo com os participantes do curso de capacitação do VAR, realizado no Eco Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP). 

Na noite da última quinta-feira (28), as profissionais fizeram uma apresentação dos métodos que utilizam aos árbitros e assistentes e promoveram alguns testes. Primeiro, os participantes desenvolveram algumas respostas no papel. Na sequência, foram para a máquina. Com cada um sendo testado de forma individual, foram medidos níveis de respiração, concentração e ansiedade, além da coerência cardíaca. 

– Foi um avaliação muito boa. A Doutora Marta trabalha o pilar mental há alguns anos com a gente. Fizemos alguns testes e por último foi realizado o cardioemotion, que é novo para nós. Ele trabalha a respiração e a concentração, que será fundamental para o trabalho do Árbitro de Vídeo. É preciso estar altamente focado para ficar atendo a tudo o que está passando nos monitores e aguardando as solicitações dos árbitros de campo. Então, aprendemos aqui o quanto é importante o controle da respiração – avaliou o árbitro assistente Flávio Barroca.

Na manhã desta sexta-feira (29), os resultados foram apresentados aos participantes e houve comparativos entre os níveis. A psicóloga Marta Magalhães explica que é importante que os próprios árbitros e assistentes se conheçam para que possam fazer um controle dos aspectos mais importantes.

– Os árbitros e assistentes foram submetidos a três testes diferentes. O primeiro foi o de atenção concentrada, dividida e alternada. São ferramentas que eles vão utilizar no Árbitro de Vídeo. Depois, foi feito o teste de personalidade, para nós estarmos elencando os cinco fatores principais para fazer as intervenções necessárias no antes, durante e depois das partidas. Por fim, eles fizeram o biofeedback, que mede a coerência cardíaca e o nível de estresse e ansiedade das tomadas de decisões. Com o árbitro sabendo como é a sua respiração, ele terá esse poder de cuidar melhor dela para ter foco e tomadas de decisões mais efetivos – destacou. 

Fonte- CBF

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!