Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Após derrota no TSE, Lula pede ao STF para ampliar prazo de troca de candidatura
10/09/2018 15:04 em Política

Advogados esperam que período seja estendido até dia 17, quando o Supremo deve apreciar todas as demandas do petista

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira, 10, ao Supremo Tribunal Federal (STF) conceder uma liminar para ampliar o prazo para a eventual troca do nome do petista na cabeça da chapa para a disputa presidencial, que vence na terça-feira, 11, após a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, ter rejeitado na noite do último domingo um pedido semelhante.

Na mesma ação, os advogados de Lula também pedem ao STF uma liminar para suspender os efeitos da decisão do TSE, que barrou o registro de candidatura do ex-presidente até o Supremo avaliar matérias constitucionais questionadas e o fato de a corte eleitoral não ter levado em conta recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU a favor da manutenção de todos os direitos políticos do petista.

A defesa do ex-presidente espera que prazo seja estendido até 17 de setembro, para a substituição de candidaturas. Segundo a defesa, nesta data, o plenário do STF terá tempo para apreciar todas as demandas apresentadas pelo petista. Na próxima semana, mais precisamente terça-feira, 18, é o prazo final para a Justiça Eleitoral apreciar todos os registros de candidatura contestadas.

"A candidatura de Lula não pode ser enterrada antes que o colegiado deste Supremo se posicione sobre o tema", alegam os defensores do ex-presidente na petição de 175 páginas.

 

Derrotas

A presidente do TSE, Rosa Weber, rejeitou, no domingo, 9, pedido apresentado pela defesa de Lula para ampliar o prazo para a troca do nome do petista na cabeça da chapa do partido para a disputa presidencial.

A ministra também enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) recurso de Lula contra o veto a seu registro de candidatura.

A defesa do ex-presidente havia solicitado mais prazo para a eventual substituição do ex-presidente na cabeça da chapa presidencial para a eleição de outubro, sob justificativa de que recursos pendentes ainda precisam ser analisados.

Após rejeitar a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa, o TSE deu até 11 de setembro para o PT realizar a substituição do candidato.

O candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, visitou Lula na manhã desta segunda-feira, 10, em Curitiba (PR), onde o ex-presidente está preso desde abril para cumprimento da pena pela condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP). A expectativa era de o PT confirmar até terça-feira, 11, Haddad como novo candidato à Presidência.

Apesar de ter rejeitado ampliar prazo para a substituição de Lula na chapa presidencial, Rosa Weber decidiu encaminhar ao Supremo o recurso apresentado pela defesa do petista contra a decisão do TSE de rejeitar seu registro de candidatura.

Os ministros Celso de Mello e Edson Fachin, do STF, já haviam rejeitado, na semana passada, pedidos do ex-presidente para ter direito a concorrer ao Planalto.

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto até ter sua candidatura barrada, Lula alega inocência e diz ser alvo de perseguição política para impedi-lo de concorrer novamente à Presidência.

Fonte- Band

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!