O Brasileirão Série A 2019 dará seu pontapé inicial no próximo dia 27 de abril (sábado).
O confronto que abrirá o Brasileirão colocará São Paulo e Botafogo frente a frente no Morumbi às 16 horas. Os jogos das 11 horas de domingo estão mantidos para esta temporada. Já na primeira rodada, no dia 28 de abril, Grêmio e Santos fazem a primeira partida neste horário. As partidas que ocorrem às segundas-feiras começam a partir da sexta rodada.
A competição terá como novidade a mudanças em várias regras, que serão implantadas no futebol mundial e segundo a IFAB (International Football Association Board), organização responsável por gerenciar o regulamento do esporte, decidiu atualizar as determinações para deixar o jogo mais justo e rápido.Veja as mudanças:
Posicionamento dos goleiros nos pênaltis
Atualmente, nas cobranças de penalidades os goleiros são obrigados a manter os dois pés sobre a linha no momento da batida. Com a alteração, ele terá obrigatoriedade de deixar apenas um pé na marca, podendo assim adquirir um maior impulso para praticar a defesa.
Mão na Bola
Se até o momento as jogadas necessitam da interpretação do árbitro para analisar se houve a intenção ou não do jogador, a partir de agora qualquer jogada real de gol que tenha o toque de mão será imediatamente invalidada.
Cartões Para Técnicos
Com a nova regra, os técnicos agora também podem receber cartões amarelos como advertência e não mais o vermelho direto.
Saída Imediata Na Substituição
Os atletas que forem substituídos terão a obrigatoriedade de sair pela linha do gramado da qual estiverem mais próximos. A medida visa diminuir a “cera” feita por muitos jogadores, que às vezes cruzam todo o campo para ir para o banco, atrasando o decorrer da partida.
Tiros de Meta
Além das penalidades, outra mudança da IFAB favorecerá os goleiros. Nos tiros de meta, não será mais obrigatório que a bola saía da área para que outro companheiro toque nela. Agora a saída de jogo poderá ser feita de forma curta dentro da área.
Bola ao Chão
Toda vez que a bola tocar no árbitro da partida, o mesmo é obrigado a interromper a disputa e recomeçar o jogo com bola ao chão.
Além dessas novidades, outra grande mudança para o Brasileirão deste ano é o uso do VAR. Depois de muito diálogo entre a CBF e os 20 clubes da Serie A, o árbitro de vídeo será usado em todas as partidas do campeonato. O objetivo é de trazer justiça ao jogo, solucionando lances polêmicos dentro das partidas. Vale registrar que na Copa do Brasil de 2018 e em alguns estaduais deste ano, o recurso já foi utilizado.
1ª rodada
27/04 – Sábado
16 horas – São Paulo x Botafogo-RJ
19 horas – Atlético-MG X Avai-SC
19 horas – Chapecoense-SC x Internacional –RS
21 horas – Flamengo-RJ x Cruzeiro -MG
28/04 – Domingo
11 horas – Grêmio-RS x Santos
16 horas – Ceara-CE x CSA-AL
16 horas – Bahia x Corinthians
16 horas – Atlético-PR x Vasco-RJ
19 horas – Palmeiras x Fortaleza-PE
19 horas – Fluminense-RJ x Goiás