O Governo do Estado vai investir R$ 6 milhões para a Bahia sediar os Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs). A 67ª edição do evento vai acontecer entre os dias 20 e 27 de outubro. O JUBs é considerado o maior campeonato de esporte universitário da América Latina. Segundo o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, a realização da competição vai movimentar o turismo baiano. A expectativa é de receber cerca de quatro mil atletas de todo o país
Secretário Davidson Magalhães | Foto: João Brandão / Bahia Notícias
"O Governo da Bahia está investindo R$ 6 milhões nos Jogos Universitários Brasileiros para o retorno do ponto de vista de imagem. Aqui nós teremos um volume enorme de pessoas ocupando os hotéis, são quatro mil atletas e, portanto, isso vai ser uma movimentação para o turismo local, como foi o evento da bienal da UNE, que terminou se transformando num grande ponto. Hoje o turismo é de eventos e de negócios. E esse é um turismo de eventos importante que vai fortalecer a Bahia e especialmente Salvador como centro turístico do Brasil", revelou em entrevista ao Bahia Notícias. "Um grande investimento do governo do Estado. Inclusive estamos articulando que todas as TVs universitárias transmitam os Jogos", completou.
Na edição de 2018 dos Jogos Universitários Brasileiros, realizada em Maringá, no Paraná, foram disputadas provas de 15 modalidades esportivas individuais e coletivas, como atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018, League of Legends e do JUBs acadêmico. Por já possuir estruturas esportivas, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho foram as cidades escolhidas para receber os jogos deste ano. A Piscina Olímpica da Bahia, os ginásios de Cajazeiras e do Sesi e o Centro Panamericano de Judô estão entre os equipamentos que serão utilizados.
Centro Pan-Americana de Judô, em Lauro de Freitas | Foto: Alberto Coutinho / GOVBA
A escolha da Bahia como estado-sede foi anunciada em novembro ano passado, ao final da edição de 2018 dos JUBs. O estado não sediava o campeonato há 50 anos e, segundo Davidson Magalhães, a escolha mostra retomada do prestígio da Bahia, além de motivar o governo a investir mais no esporte.
"Vai ser um grande acontecimento depois de 50 anos. Isso faz parte da nossa política de intensificar, constituir e fortalecer no estado da Bahia uma política pública na área de esporte. Não só o esporte escolar, que o governador decidiu, e estamos juntos com a Secretaria de Educação retomando essas Olimpíadas Escolares na Bahia, os antigos Jogos Estudantis. Sediar esses Jogos Universitários vai ser um grande investimento. Logo depois, nesse ano também, vão ter os Jogos Universitários Internacionais que vão ser na Itália.
É o que dá demonstração do prestígio da Bahia e da retomada nossa nesse campo depois de 50 anos. Isso reafirma a Bahia como um polo também no esporte e faz parte das nossas iniciativas. Esse ano a gente está lançando uma política afirmativa no sentido do esporte de alto rendimento e do esporte de inclusão social.
São várias copas rurais, vamos tentar retomar os Jogos Abertos do Interior. Vamos conversar com a UPB, inclusive, para que a gente retome essas iniciativas que vão permitindo à juventude ter um espaço não só de participação, mas de retorno daquela visão comunitária, agregativa diante de uma sociedade tão violenta que nós estamos vivendo", finalizou.
"São essas três cidades, mas principalmente Salvador, onde vai ser o centro das modalidades olímpicas e pré-olímpicas de todo o Brasil", disse Davidson Magalhães.
por João Brandão / Leandro Aragão