Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Seleção vai repetir sigilo de 2018 em lista de 40 pré-inscritos para a Copa América
01/05/2019 11:35 em Esporte

Como não há restrição para jogadores atuarem em seus clubes, CBF decide novamente não divulgar relação provisória. Tite deve convocar 23 no dia 17 de maio

 

 

A seleção brasileira está prestes a confirmar a data da convocação dos 23 jogadores da Copa América para 17 de maio, mas terá que enviar, três dias antes, uma lista com 40 atletas elegíveis para a Conmebol. O procedimento não é novo, mas causou polêmica no ano passado, quando a Fifa exigia 35 nomes pré-inscritos para a Copa do Mundo.

 

Em 2018, a CBF optou por não divulgar os 12 suplentes, mas a determinação de que eles não poderiam defender seus clubes durante o período Fifa vazou parte dos nomes. Dudu desfalcou o Palmeiras, por exemplo, até que CBF e Fifa entrassem num acordo pela liberação. Luan e Maicon, do Grêmio, e Dedé, do Cruzeiro, também estavam relacionados.

 

+ Seleção mapeia jogadores rumo a 2022 e prepara novo ciclo para rejuvenescer equipe

 

Dessa vez é diferente: não há qualquer restrição aos 40 pré-inscritos em relação aos seus clubes. Dessa forma, a CBF manterá a decisão de não divulgar nenhum nome além dos 23 com quem Tite realmente tiver a intenção de contar na Copa América.

 

O regulamento do torneio está no site da Conmebol, em publicação datada de 26 de abril. Questionada no fim da semana passada pela reportagem do GloboEsporte.com, a entidade havia informado que o documento estava em frase de tradução.

 

+ Agressão de Neymar a torcedor será tema de reunião na seleção brasileira

 

O artigo 29 do regulamento determina a necessidade de uma lista provisória, com no mínimo quatro goleiros. O artigo 30 detalha as exigências de inscrição dos 23 escolhidos, e, no item 3, comunica a publicação dessa lista definitiva enviada até 15 dias antes da estreia – 30 de maio no caso do Brasil, que abre a competição 14 de junho diante da Bolívia.

 

Na sequência, o artigo 31 expõe regras de substituição de jogadores lesionados. Qualquer um dos 23 poderá ser cortado até 24 horas antes da estreia de cada seleção, desde que haja comprovação da lesão por diagnóstico assinado pelos médicos e exames de imagens. O substituto não precisará estar na lista inicial de 40 nomes.

 

Cronograma da inscrição de jogadores da Seleção:

14/5: CBF enviará lista de 40 nomes para a Conmebol. Ela não será divulgada;

17/5: Tite anunciará os 23 convocados na sede da CBF, no Rio de Janeiro;

30/5: prazo máximo para a CBF enviar à Conmebol a lista com os 23 inscritos;

13/6: prazo máximo para a Seleção substituir jogadores lesionados.

Por Alexandre Lozetti — São Paulo

 

01/05/2019 07h00  Atualizado há 4 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!