Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mourão diz que manifestações contra bloqueio do MEC fazem parte do sistema democrático
16/05/2019 10:57 em Política

Mourão diz que manifestações contra bloqueio do MEC fazem parte do sistema democrático

 

Presidente em exercício afirmou ainda que governo tem falhado na comunicação ao tentar explicar bloqueio de recursos

 

 

BRASÍLIA — O presidente em exercício Hamilton Mourão afirmou no início da tarde desta quarta-feira que atos como os que reúnem milhares de estudantes e professores em todo o país , contra o bloqueio de verbas para a Educação anunciado pelo governo federal nas últimas semanas, fazem parte do sistema democrático e, desde que sejam pacíficos, são um meio para "quem se sente inconformado" apresentar o seu protesto.

 

Quase simultaneamente, o presidente Jair Bolsonaro disse nos Estados Unidos que os manifestantes são "massa de manobra" e "idiotas úteis". Em sua opinião, eles são manipulados por uma minoria que comanda as universidades federais.

 

 

 A manifestação faz parte do sistema democrático, desde que seja pacífica, ordeira e não limite o direito de ir e vir das outras pessoas, é uma forma que aqueles que se sentem inconformados têm de apresentar o seu protesto. Então, normal — declarou Mourão a jornalistas, na saída do gabinete da Vice-Presidência, no Palácio do Planalto.

 

O vice-presidente, que assumiu interinamente por conta da viagem de Bolsonaro a Dallas, no Texas, disse ainda que o governo tem falhado na comunicação ao tentar explicar o bloqueio de recursos no Ministério da Educação (MEC) e disse que a convocação do ministro da pasta, Abraham Weintraub, para prestar explicações no plenário da Câmara, nesta quarta, é "uma oportunidade".

 

 O que existe não é corte, é contingenciamento, que ocorreu ao longo de todos os governos. Aliás, a única exceção foi o ano passado que o presidente (Michel) Temer liberou o orçamento em fevereiro, todo o orçamento foi liberado — declarou Mourão.

 

 

Gustavo Maia e Jussara Soares

15/05/2019 - 12:58 / Atualizado em 15/05/2019 - 18:57

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!