Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Em teste de força, Brasil mostra poder de reação, mas perde para dominicanas pela Liga das Nações
23/05/2019 09:42 em Esporte

Em teste de força, Brasil mostra poder de reação, mas perde para dominicanas pela Liga das Nações

 

Renovado time do técnico Zé Roberto sai atrás, cresce na segunda metade, mas não resiste ao alto e experiente grupo caribenho, que vence por 3 sets a 1: 25/22, 25/20, 22/25 e 28/26

 

No primeiro teste de peso da temporada, a renovada seleção brasileira feminina de vôlei mostrou que ainda tem um longo caminho a percorrer. Nesta quarta-feira, pela etapa de Brasília da Liga das Nações, o time do técnico José Roberto Guimarães teve um início difícil contra o alto e experiente elenco da República Dominicana, cresceu na segunda metade, mas acabou não resistindo: vitória da equipe caribenha por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/20, 22/25 e 28/26.

 

Desfalcado de nomes importantes como Natália e Tandara, o Brasil não resistiu ao potente ataque dominicano, liderado por Bethania de la Cruz (20 pontos) e Brayelin Martínez (18). Apesar dos esforços de Gabi (29 pontos) e Paula Borgo (12), a produção brasileira esbarrou no paredão visitante.

 

A seleção brasileira fecha a primeira etapa da Liga das Nações nesta quinta-feira, contra a Rússia, às 20h (de Brasília). O SporTV 2 transmite a partida ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.

Brasil x República Dominicana - Liga das Nações - Gabi — Foto: Divulgação / FIVB

Brasil em duas versões

 

A seleção feminina teve dois momentos distintos na partida. Nos dois primeiros sets, o time não conseguiu apresentar resposta ao ataque dominicano. A recepção também foi um problema e dificultou o ritmo do ataque, que esbarrou no paredão rival.

 

Nos dois sets finais, a seleção brasileira apresentou outra cara. Sob comando de Gabi, o time renasceu ofensivamente. A recepção melhorou e a levantadora Macris passou a acionar com mais eficiência as atacantes. A defesa também cresceu, conseguiu frear a potente Martínez na metade final e o Brasil esteve bem perto de conseguir forçar o tie-break.

 

Alerta para o pré-olímpico

 

Apesar de ser apenas o segundo compromisso na temporada, a partida deixa um sinal amarelo aceso para o pré-olímpico, marcado para agosto. A República Dominicana é um dos adversários do grupo do Brasil, ao lado de Camarões e Azerbaijão - o time vencedor do quadrangular garante vaga em Tóquio 2020.

 

Até a disputa do pré-olímpico, que será realizado no Brasil, Zé Roberto deve voltar a contar com peças fundamentais para o elenco. Porém, o time dominicano do técnico brasileiro Marcos Kwiek provou nesta quarta que tem condições de dificultar o caminho da seleção.

Brasil x República Dominicana - Liga das Nações — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Alto e forte, o time dominicano começou a partida colocando pressão com os ataques de Brayelin Martínez e Bethania: 1/4. Uma bola bem encaixada de Amanda na entrada de rede colocou a equipe verde e amarela no jogo e levantou o ginásio. A seleção brasileira continuou com dificuldades para segurar as jogadas rápidas das rivais, que abriram quatro: 9/13.

 

Após inversão de 5-1 de Zé Roberto, Roberta fez boa passagem pelo saque, o Brasil anotou três pontos seguidos e voltou a equilibrar as ações, mas as dominicanas sustentaram a liderança: 15/16. A jovem Lorenne entrou bem e colocou três bolas no chão, ajudando a manter o placar apertado. Foi então que dois erros cruciais de saque frearam a reação do time brasileiro. Vitória das visitantes no primeiro set: 22/25.

O JOGO

A capitã Gabi voltou quente para a segunda parcial. Após um lindo ataque de fundo, foi dela o saque que colocou o Brasil na frente: 3/2. Lorenne voltou com a seleção em desvantagem. Dois erros seguidos aumentaram a diferença a favor da República Dominicana: 5/8. Amanda deu lugar à ponteira Julia Bergmann, mas Brayelin Martínez seguia atenta na rede. De toque, deixou o placar em 7/11. Gabi pontou três vezes seguidas, exigindo a parada do técnico Marcos Kwiek. O tempo foi bom para as rivais, que abusaram da força e abriram 14/19. Amanda e Paula retornaram no fim do set. A central Bia ainda teve uma ótima sequência de saque, mas as dominicanas mantiveram a margem e fecharam em 20/25.

Brasil x República Dominicana - Liga das Nações — Foto: Divulgação / FIVB

 

O Brasil entrou diferente no terceiro set. A recepção melhorou, Macris distribuiu bem, e as donas da casa fizeram 6/2. O alto bloqueio dominicano voltou a dar dor de cabeça. Apesar dos esforços de Gabi e Paula, a diferença voltou a cair: 14/11. Amanda apareceu bem e ajudou o Brasil a entrar na reta final com liderança de 20/19. No maior rali do jogo, a seleção levou a melhor após infração das rivais na rede e fez explodir o ginásio: 21/19. Era o que o Brasil precisava para arrancar e fazer 25/22 no terceiro set com bloqueio em cima de Martínez.

 

A última parcial começou com Gabi salvando bola espetacular com o pé. A seleção chegou a abrir 4/1, mas Brayelin Martínez, sempre ela, puxou a reação dominicana: 6/8. Zé Roberto promoveu a estreia da central Mayany, de 22 anos, para tentar quebrar o ritmo do ataque visitantes. A experiência durou pouco, mas deu resultado, e o Brasil retomou a liderança: 12/11. Gabi continuou voando, apareceu até no bloqueio, e diferença subiu para 15/11. Porém, o Brasil voltou a esbarrar no alto bloqueio das visitantes.

 

Pouco a pouco, a República Dominicana foi tirando a diferença e virou o placar na reta final do set: 22/23. O jogo ficou eletrizante. A seleção brasileira deu um show de defesa e voltou a liderar após bolas decisivas de Paula e Gabi: 24/23. Veio a resposta dominicana, mais uma vez com o bloqueio: 24/25. O Brasil resistiu o quanto pôde, até que Peña acabou com as chances das donas da casa e fechou a parcial em 26/28.

 

Os times

Brasil: Macris, Paula Borgo, Mara, Bia, Gabi e Amanda. Líbero: Léia. Entraram: Roberta, Júlia Bergmann, Lorenne, Tainara e Mayany.

 

República Dominicana: Bethania de la Cruz, Brayelin Martínez, Jineiry Martínez, Niverka Marte, Candida Arias e Priscilla Rivera. Líbero: Larysmer Martínez. Entraram: Marifranchi Rodríguez, Yokaty Perez, Yonkaira Peña e Gaila González.

 

Adversária do Brasil nesta quinta-feira, a jovem equipe da Rússia, que tem apenas três jogadoras com 25 anos ou mais no elenco, teve atuação consistente e surpreendeu a seleção da China com vitória por 3 sets a 1: parciais de 25/22, 16/25, 25/16 e 25/23).

 

Rússia passa pela China

 

A derrota para a República Dominicana é a primeira do Brasil na Liga das Nações. Com o resultado, a seleção caiu na classificação. Agora, a equipe de José Roberto Guimarães ocupa a sétima posição. Na competição, apenas as cinco primeiras colocadas avançam à fase final. A China, por ser país-sede, já está garantida.

 

 

Programação da etapa de Brasília da Liga das Nações

21/05, terça-feira

 

República Dominicana 3 x 1 Rússia (25/21, 22/25, 25/18 e 28/26)

Brasil 3 x 0 China (25/15, 25/21 e 25/21)

22/05, quarta-feira

 

China 1 x 3 Rússia (22/25, 25/16, 16/25, 23/25)

Brasil 1 x 3 República Dominicana (25/22, 25/20, 22/25 e 28/26)

23/05, quinta-feira

 

17h: China x República Dominicana - SporTV 3

20h: Brasil x Rússia - SporTV 2

 

Por Carol Oliveira e Fabrício Marques — Brasília

 

22/05/2019 22h37  Atualizado há 8 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!