Niki Lauda é enterrado em Viena com a presença de Lewis Hamilton e outros campeões da Fórmula 1
Tricampeão morreu no dia 20 por falência renal após ser submetido a transplante de pulmão no ano passado; Jackie Stewart, Nigel Mansell, Alain Prost e Nico Rosberg estiveram no funeral
Nove dias após morrer de complicações renais, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda foi enterrado nesta quarta-feira, em Viena, Áustria. O funeral teve a presença do pentacampeão Lewis Hamilton e de ex-pilotos, como os também campeões Jackie Stewart, Alain Prost, Nigel Mansell e Nico Rosberg, além de Toto Wolff, chefe da Mercedes, equipe na qual Lauda atuava como presidente não executivo.
Lewis Hamilton compareceu ao funeral de Niki Lauda — Foto: Reuters
Nigel Mansell e Alain Prost compareceram ao funeral de Niki Lauda — Foto: Reuters
Estiveram presentes ainda o atual CEO do Liberty Media, grupo americano que controla a Fórmula 1, Chase Carey, e o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, assim como o ator Daniel Brühl, que interpretou Lauda no cinema no filme "Rush - no Limite da Emoção", em 2013.
Intérprete de Niki Lauda no cinema, Daniel Brühl esteve no funeral do tricampeão — Foto: Reuters
Viúva do tricampeão, Birgit ficou ao lado dos filhos mais velhos do ex-piloto, Lukas e Mathias. Os gêmeos de dez anos de idade Max e Mia, do último casamento de Lauda, também se despediram do pai. Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen e o ator Arnold Schwarzenegger, nascido no país europeu, foram outras personalidades que estiveram no funeral.
- Ele era uma estrela despretensiosa, humilde e brilhante entre os pilotos de corrida. Ele tinha senso de humor, era fiel à vida, orientado para o alvo e não-absurdo - disse o padre Toni Faber, que deu o último sermão a Lauda.
Viúva de Lauda, Birgit ficou entre os filhos mais velhos de Niki, Lukas e Mathias — Foto: Reuters
Filhos mais novos de Niki Lauda, Mia e Max, de dez anos, se despediram do pai — Foto: Reuters
Arnold Schwarzenegger esteve no enterro de Niki Lauda na Áustria — Foto: Reuters
Os fãs também puderam se despedir do tricampeão na Catedral de Saint Stephen, onde o caixão ficou exposto com um capacete usado pelo ex-piloto e dois quadros. Chamou a atenção a quantidade de fãs com um boné vermelho como o que Niki Lauda usava desde o acidente de Nürburgring em 1976 para disfarçar as queimaduras sofridas.
Por GloboEsporte.com — Viena, Áustria
29/05/2019 08h30 Atualizado há uma hora