Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Moro sugeriu a procuradores nota rebatendo defesa de Lula, diz site
15/06/2019 08:41 em Política

Moro sugeriu a procuradores nota rebatendo defesa de Lula, diz site

 

The Intercept publica novos trechos de conversas atribuídas ao ministro e força-tarefa da Lava-Jato

 

 

BRASÍLIA — Novas conversas por mensagens atribuídas ao ministro Sergio Moro  e procuradores da força-tarefa da Operação Lava-Jato mostram que o então juiz do caso teria sugerido aos integrantes do Ministério Público Federal emitir uma nota rebatendo a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os diálogos, divulgados pelo site 'The Intercept Brasil', ocorreram após o interrogatório do petista, em 10 de maio de 2017. A nota acabou sendo divulgada pela força-tarefa, mas com foco diferente do sugerido por Moro.

 

Pela primeira vez, há registro de uma conversa direta de Moro com o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. Nos diálogos anteriores, havia sempre a participação de Deltan Dallagnol, coordenador da Força-Tarefa. Ao 'The Intercept', Moro informou que as mensagens podem ter sido 'adulteradas ou editadas'.

 

Nas conversas, Moro afirma para Santos Lima que os procuradores poderiam apontar contradições e disse que a defesa já teria feito "o showzinho dela".

 

"Talvez vocês devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele. Porque a Defesa já fez o showzinho dela", diz a mensagem.

 

ENTENDA : Os fatos citados por Moro e Dallagnol em diálogos vazados

 

Santos Lima responde ao juiz que conversaria com os colegas da força-tarefa sobre a ideia. Dez minutos após a conversa, ele conversa sobre a estratégia com um grupo com assessores de imprensa do MPF. Os assessores não recomendam a manifestação. Pouco depois, discute o tema também com um grupo com o título "Filhos de Januário 1", no qual outros procuradores também se manifestam. Ao mesmo tempo, Carlos Fernando compartilha com Deltan a conversa com o juiz.

 

O coordenador da força-tarefa, então, responde no grupo do qual fazem parte os procuradores que uma manifestação poderia "trazer conforto para o juízo". Dallagnon defende que a manifestação fosse por meio de nota. Ele também questiona aos assessores de imprensa sobre o tema, também recebendo opinião em sentido contrário. O chefe da Força Tarefa também manda ele próprio uma mensagem a Moro na qual fala que está avaliando eventual manifestação. Moro diz ter dúvidas sobre a pertinência, mas afirma que "é de se pensar" a possibilidade.

 

A nota é divulgada no dia 11. De acordo com o site, na noite deste dia Dallagnol manda uma mensagem a Moro dizendo que a opção foi por focar a manifestação apenas nas informações falsas, ressaltando que contradições seriam exploradas na alegação final.

 

A assessoria de Moro enviou uma nota ao The Intercept: "O Ministro da Justiça e Segurança Pública não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade independente que possa certificar a sua integridade. No caso em questão, as supostas mensagens nem sequer foram enviadas previamente."

 

Em nota, Santos Lima disse ao GLOBO que desconhece as mensagens citadas pela reportagem.

 

"Desconheço completamente as mensagens citadas, supostamente obtidas por meio reconhecidamente criminoso, acreditando singular que o "órgão jornalístico" volte-se agora contra mim, aparentemente incomodada pelas críticas que tenho feito ao pessimo exemplo de "jornalismo" que produz", diz a nota.

 

O procurador cobrou do site de notícias explicação de como teve acesso ao material obtido "por meio reconhecidamente criminoso".

 

 

"Além disso,  creio que o "órgão jornalístico" deve uma explicação de como teve acesso a esse material de origem criminosa,  e quais foram as medidas que tomou para ter certeza de sua veracidade,  integridade e ausência de manipulação. Gostaria de saber também se foram entregues os meios eletrônicos pelos quais esse material foi recebido para perícia pela PF, tanto para verificar possíveis manipulações, quanto para identificar a origem do crime."

 

E concluiu:

 

"Lembro, por fim que a liberdade de imprensa não cobre qualquer participação de jornalistas no crime de violação de sigilo de comunicações".

 

O GLOBO procurou a assessoria de Moro, mas ainda não obteve resposta. 

O Globo

14/06/2019 - 22:45 / Atualizado em 14/06/2019 - 23:02

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!