Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Campeões da década, Chile e Uruguai jogam no Maracanã pela primeira posição do grupo
Esporte
Publicado em 24/06/2019

Campeões da década, Chile e Uruguai jogam no Maracanã pela primeira posição do grupo

 

Última rodada da primeira fase põe frente a frente os campeões das últimas três edições da Copa América. Vidal e Sánchez são dúvida no Chile, e Uruguai deve ter Arrascaeta como 

 

Para medir a importância deste confronto, válido pela última rodada do Grupo C, use a régua dos títulos. O duelo que será realizado no Maracanã, nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), colocará frente a frente as únicas seleções campeãs da Copa América na década em que vivemos: o atual bicampeão Chile (que venceu em 2015 e 2016) e o Uruguai (que levantou a taça em 2011). Eles vão a campo para saber qual dos dois vai ficar com a primeira posição da chave... E ganhar um tempo a mais de folga.

 

 

A Geração Dourada chilena foi campeã em 2015 jogando em casa, e em 2016 nos Estados Unidos – os dois primeiros títulos do país em toda a história. A Copa América no Brasil representa para Vidal, Sánchez, Isla e companhia a oportunidade de adicionar mais um feito à lista de façanhas antes do desmantelamento dessa geração – que não tem o goleiro Claudio Bravo, goleiro símbolo dessa safra, mas que não foi convocado por picuinhas com o elenco.

 

O técnico Reinaldo Rueda, no entanto, não sabe se terá a dupla Vidal e Sánchez, que sofre com problemas físicos. O volante do Barcelona tem dores na perna esquerda, e o atacante do Manchester United, no tornozelo esquerdo. Na coletiva que antecedeu o duelo, o comandante não soube dizer se os jogadores teriam condições de ir a campo. Eles são, portanto, as dúvidas na escalação.

 

Já o Uruguai, o maior campeão da América, com 15 títulos, conquistou o último na edição disputada na Argentina – única taça relevante levantada por Óscar Tabárez. Na ocasião, Luis Suárez foi eleito o melhor jogador da competição, e Coates, atualmente no português Sporting, a revelação.

 

Tabárez, a propósito, deverá promover duas mudanças na equipe com relação ao empate com o Japão na rodada passada. Tudo indica que Arrascaeta, do Flamengo, seja titular. Só não se sabe no lugar de quem: Lodeiro ou Nández. Além disso, com Laxalt machucado, o treinador vai escalar o Uruguai com González na lateral-direita e Cáceres na lateral-esquerda.

 

O jogo entre Chile e Uruguai terá transmissão ao vivo do SporTV, com narração de Gustavo Villani e comentários de Muricy Ramalho (e Paulo Cesar Oliveira na Central do Apito). O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos.

Com dores, Vidal é dúvida no Chile para pegar o Uruguai — Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer

Para fugir da Colômbia e ganhar mais folgas

 

Com o Chile na ponta, com seis pontos, e o Uruguai atrás, com quatro, o duelo no Maracanã vale a primeira posição do Grupo A. O que significa, antes de mais nada, fugir da Colômbia nas quartas de final, já que a seleção que avançar em segundo vai pegar os colombianos (com 100% de aproveitamento, três vitórias em três jogos) na próxima fase.

 

Tabárez, no entanto, não dá muita importância a isso.

 

– Às vezes me criticaram por isso, talvez não seja tão bom estrategista, mas nós damos importância para todos os jogos. Se tivermos êxito, vai nos fortalecer para o que vem depois. Podemos ganhar, empatar ou perder. Tudo o que fazemos está direcionado para tentar ganhar todos os jogos. E vamos fazer o mesmo. Não vamos escolher lugar, rival, nem nada do estilo. Não vamos especular nada, em absoluto – disse "El Maestro".

 

O confronto também tem um ingrediente importante, porém. Quem passar em segundo lugar vai jogar na sexta-feira, dia 28. E quem passar em primeiro vai jogar no sábado, dia 29, ou seja, vai ter um dia a mais de folga.

Arrascaeta deve ser titular do Uruguai contra o Chile — Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

– Nosso grupo merece o primeiro lugar, pelo que fez em campo. Se ficarmos em primeiro, temos quatro dias de recuperação. Se ficamos segundo, são só dois dias. Então é muito beneficioso em todos os aspectos, mental e físico, para recuperar a capacidade de competir. Queremos que os jogadores possam se livrar do estresse da competição – salientou o técnico Reinaldo Rueda.

 

CHILE X URUGUAI - COPA AMÉRICA - 3ª RODADA DO GRUPO C

 

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

Data e hora: segunda-feira (24/06), às 20h (horário de Brasília)

Provável time do Chile: Arias; Isla, Medel, Maripan e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal; Fuenzalida, Vargas e Alexis Sánchez.

Provável time do Uruguai: Muslera; González, Giménez, Godín e Cáceres; Bentancur, Torreira (Valverde), Nandez (Lodeiro) e Arrascaeta; Cavani e Suárez.

Arbitragem: Raphael Claus (BRA) apita a partida, auxiliado pelos também brasileiros Marcelo Van Gasse e Kléber Lucio Gil. O quarto árbitro será Mario Diaz de Vivar (PAR). Wilton Pereira Sampaio é o chefe da equipe de VAR, com Arnaldo Samaniego (PAR) e Ezequiel Brailovsky (ARG) como auxiliares.

Transmissão: ao vivo no SporTV, com narração de Gustavo Villani e comentários de Muricy Ramalho (e Paulo Cesar Oliveira na Central do Apito). O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos.

 

Por Martín Fernandez, Rodrigo Cerqueira e Tébaro Schmidt — Rio de Janeiro

 

24/06/2019 06h00  Atualizado há 58 minutos

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!