Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Moro vai se afastar do cargo por uma semana para tratar de 'assuntos particulares'
08/07/2019 14:52 em Política

 

Moro vai se afastar do cargo por uma semana para tratar de 'assuntos particulares'

 

Assessoria informa que o ministro da Justiça estará de licença não remunerada durante o período de 15 a 19 de julho

 

BRASÍLIA - O ministro Sergio Moro (Justiça) vai se afastar do cargo entre 15 a 19 de julho . Segundo despacho do presidente Jair Bolsonaro , publicado nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União", o ministro vai tratar de "assuntos particulares". O retorno está previsto para o próximo dia 22.

 

 

ANÁLISE : A volta da Lava-Jato à arena política

 

A assessoria de Moro esclareceu que o ministro não pode tirar férias, e que estará de licença não remunerada na próxima semana para viajar com a família. O secretário executivo Luiz Pontel responderá interinamente pelo ministério no período.

 

Vazamento de conversas

O ministro integrou ontem a comitiva do presidente Jair Bolsonaro para assistir a final da Copa América, no Maracanã, em um teste de popularidade. Reportagens do Intercept, do jornal “Folha de S.Paulo” e da revista “Veja” afirmam que as supostas conversas no aplicativo Telegram mostram que Moro orientava ações da Operação Lava-Jato.

 

Moro e procuradores da Lava-Jato não têm reconhecido as mensagens divulgadas. Em entrevistas e depoimentos no Senado e na Câmara, o ministro afirmou não ter nada a esconder sobre as conversas atribuídas a ele e aos procuradores da Lava-Jato.

 

Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado  apontou que 63% dos entrevistados tomaram conhecimento dos diálogos atribuídos pelo site "The Intercept Brasil". Desses, 58%  disseram que a conduta do ex-juiz foi inadequada . Já 31% dos entrevistados aprovam a postura de Moro e 11% não souberam opinar sobre o assunto.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia do 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, em Brasília, no dia 11 de junho. Primeiro encontro público entre Bolsonaro e Moro após a revelação de conversas do ex-juiz com o coordenador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, pelo site "The Intercept Brasil" Foto: EVARISTO SA / AFP

De acordo com a "Veja" e o The Intercept, em conversa de 28 de abril de 2016, Moro teria orientado os procuradores sobre prova em um processo. Diálogos divulgados na última sexta-feira revelam que Dallagnol teria avisado à procuradora Laura Tessler que o então juiz o avisou sobre a ausência de uma informação — um depósito a um funcionário da Petrobras — na denúncia do réu Zwi Skornicki, representante do estaleiro Keppel Fels, operador de propina do esquema e, posteriomente, delator na Lava-Jato.

 

Adriana Mendes

08/07/2019 - 10:53 / Atualizado em 08/07/2019 - 12:17

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!