Com pista molhada no começo e seca no fim, holandês faz pit stops na hora certa e dispara nas voltas finais; inglês bate, é punido, roda e fica fora dos pontos; Vettel é 2º após largar em último
Na corrida mais tumultuada e acidentada da temporada 2019 da Fórmula 1, Max Verstappen aproveitou o tempo instável, com chuva no começo e pista seca no fim em Hockenheim, e conquistou sua segunda vitória este ano. No caos em que se transformou o GP da Alemanha, com dezenas de pit stops e quatro entradas do safety car, o holandês fez suas trocas de pneus no momento certo para assumir a liderança.
Em grande atuação largando de último, Sebastian Vettel terminou em segundo lugar após arrancar nas últimas voltas e superar cinco adversários. Parando durante entrada do safety car para colocar pneus slicks, Daniil Kvyat, que se tornou pai pela primeira vez no sábado à noite, completou o pódio em terceiro com a STR, à frente de Lance Stroll, que também adotou essa estratégia com a Racing Point.
A corrida parecia encaminhada para mais uma vitória de Lewis Hamilton, que, no entanto, jogou a liderança fora após danificar a asa dianteira numa batida. Além disso, o inglês pagou uma punição por cortar a entrada dos boxes, rodou depois, chegou a cair para 15º e último, e ainda assim terminou em 11º, a um posto da zona de pontuação. Como Valtteri Bottas também bateu - e abandonou -, o inglês segue com boa vantagem na liderança do campeonato.
Além de Bottas e Hamilton, outros pilotos que estavam nos primeiros lugares também sofreram acidentes na pista molhada, como Charles Leclerc, Nico Hulkenberg e Sergio Pérez. Com isso, a zona de pontuação teve, da quinta à décima posições, Carlos Sainz (McLaren), Alexander Albon (STR), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Romain Grosjean (Haas) e Kevin Magnussen (Haas).
A próxima etapa da temporada, a última antes da pausa para as férias do verão europeu, será disputada no próximo domingo, na Hungria.
Verstappen, o vencedor: "Foi incrível vencer no fim. Estava realmente traiçoeiro tomar as decisões certas. Para sair no topo era não cometer erros. É maravilhoso vencer aqui."
Vettel, o segundo colocado: "Estou feliz. Acho que antes do último safety car eu percebi que estava muito mais rápido e tive boas manobras na reta oposta. Era pensar no carro seguinte, e no carro seguinte, e no seguinte..."
Kvyat, terceiro na prova: "É maravilhoso voltar ao pódio. E trazer um de volta ao time depois de tantos anos é especial. Foi como um filme de terror com uma comédia."