Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Rafaela Silva e diversidade marcam encerramento do Pan, o maior evento da história do Peru
Esporte
Publicado em 12/08/2019

 

Rafaela Silva e diversidade marcam encerramento do Pan, o maior evento da história do Peru

Jogos de Lima terminam com a melhor participação do Brasil e na cerimônia falam um pouco mais da história do país; campeã de tudo, judoca é a porta-bandeira brasileira

Rafaela Silva e diversidade marcam encerramento do Pan, o maior evento da história do Peru

Agora, é Santiago em 2023. Neste domingo chegou ao fim os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. E os peruanos fizeram mais uma bonita festa para encerrar bem todo o espetáculo que promoveram durante os 19 dias de competição, naquele que foi o maior evento esportivo na história do país. Na cerimônia de encerramento, a campeã de tudo Rafaela Silva foi a encarregada de ser a porta-bandeira do Brasil e mostrou uma alegria dourada ao entrar no estádio.

 

 

 

>>> Brasil fecha Pan com recorde de medalhas e vice-liderança no quadro que não vinha há 56 anos <<<

Rafaela Silva foi a porta-bandeira do Brasil no encerramento do Pan de Lima — Foto: Alexandre Loureiro/COB

 

Surpresa na delegação brasileira foi a aparição de Jéssica Linhares, medalha de bronze no caratê, que estava de cadeira de rodas por causa de uma fissura no terceiro metatarso do pé direito. No mais, a apresentação das delegações transcorreu sem problemas. Os atletas entraram no estádio nacional antes de começar o espetáculo de dança organizado com mais de mil trajes e que representavam a diversidade do país.

 

A ideia do espetáculo era contar um pouco mais da história peruana desde antes da chegada dos espanhóis à América. Hábitos, rituais e outros símbolos foram representados durante a parte artística da cerimônia.

Cerimônia de Encerramento do Pan de Lima — Foto: REUTERS/Henry Romero

 

Jéssica Linhares entra de cadeira de rodas com o pé direito enfaixado. Mas isso não impediu a alegria — Foto: Alexandre Loureiro/COB Jéssica Linhares entra de cadeira de rodas com o pé direito enfaixado. Mas isso não impediu a alegria — Foto: Alexandre Loureiro/COB

 

Jéssica Linhares entra de cadeira de rodas com o pé direito enfaixado. Mas isso não impediu a alegria — Foto: Alexandre Loureiro/COB

 

 

Logo depois da apresentação artística com danças e músicas típicas do Peru, o presidente do Comitê Organizador do Pan, Carlos Neuhaus, tomou a palavra. Neuhaus fez questão de exaltar a força dos atletas e o empenho apresentado desde voluntários até torcedores.

 

- Já jogamos todos (em referência ao lema "Jogamos Juntos" desta edição do Pan). E essa noite celebramos todos. Celebramos os incríveis feitos conseguidos por esses notáveis atletas. Sua coragem, ambição, empenho, força, velocidade, sua humildade na vitória, sua dignidade na derrota. Nos mostraram como competir com os valores de amizade e respeito. Atletas, vocês nos inspiraram. Obrigado!

 

 

Após da declaração do fim dos jogos e a descida da bandeira pan-americana, foi a vez de passar à apresentação da próxima cidade-sede: Santiago, capital do Chile. A cantora chilena Francisca Valenzuela deu show, seguida de Gian Marco Zignago.

 

Com o fim dos Jogos Pan-Americanos a contagem regressiva para a próxima edição começa e também vai ficando mais perto da Olimpíada Tóquio de 2020. Falta menos de um ano para os Jogos do Japão, que começam no dia 24 de julho.

Cerimônia de Encerramento do Pan de Lima — Foto: REUTERS/Henry Romero

Por GloboEsporte.com — Lima, Peru

Cerimônia de Encerramento do Pan de Lima — Foto: REUTERS/Henry Romero Cerimônia de Encerramento do Pan de Lima — Foto: REUTERS/Henry Romero

 

 

 

11/08/2019 23h04  Atualizado há 7 horas

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!