Bolsonaro volta a Brasília após participar da Assembleia Geral da ONU
Aeronave do presidente chegou a Brasília na manhã desta quarta (25). Bolsonaro fez na terça, em Nova York, seu primeiro discurso como presidente na ONU.
Após participar da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o presidente Jair Bolsonaro retornou a Brasília na manhã desta quarta-feira (25). Da base aérea, o presidente foi direto para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Ele chegou pouco antes das 9h.
Na terça-feira (24), Bolsonaro fez seu primeiro discurso como chefe de Estado no encontro da ONU (veja no vídeo abaixo). Ele seguiu a tradição iniciada na década de 1940, na qual o representante do Brasil abre o debate geral da assembleia.
Saiba como o meio político reagiu ao discurso de Bolsonaro na ONU
Veja os principais pontos do discurso de Bolsonaro na ONU
No discurso de 31 minutos, diante de uma plateia com chefes de Estado e de governo, ele disse ter "compromisso solene" com a preservação do meio ambiente e firmou ser uma "falácia" ver a Amazônia como patrimônio da humanidade. Ele também acusou líderes estrangeiros de ataque à soberania do Brasil.
O presidente viajou na segunda para os Estados Unidos e decolou de volta na noite de terça. Ele viajou um semana depois de receber alta hospitalar e ainda se recupera de uma cirurgia para correção de uma hérnia, a quarta desde que sofreu uma facada no abdômen em 2018.
Agenda
A agenda de Bolsonaro prevê nesta quarta reuniões com os ministros Jorge Oliveira (Secretaria Geral) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) no Palácio da Alvorada.
Bolsonaro retornou o Brasília na manhã seguinte à sessão do Congresso Nacional que derrubou 18 dispositivos (artigos e trechos de artigos) do projeto que define crime de aviso de autoridade. Outros 15 dispositivos foram mantidos.
Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília
25/09/2019 08h51 Atualizado há 50 minutos