Barcelona de Ilhéus é o mais novo clube do futebol baiano
No dia 9 de outubro de 2019 a Bahia ganhou, oficialmente, mais um clube profissional. A data marcou a filiação do Barcelona de Ilhéus à Federação Bahiana de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O caçula chega ao futebol baiano com projeto e metas já definidos. Com alto investimento, o objetivo é conquistar um espaço no cenário nacional.
À frente do clube empresa está o empresário ilheense Weliton Nascimento. Nesta terça-feira (22), ele esteve na sede da FBF, em Salvador.
Ao lado do diretor Luiz Egan, o gestor recebeu das mãos do presidente da entidade, Ricardo Lima, o certificado de filiação. Acompanharam o ato, também, a diretora de competições da FBF, Taíse Galvão, o subdiretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, e o coordenador de registros e transferências, Felipe Quadros.
No local, Weliton já confirmou a estreia do time em 2020. O ponto de partida será a Série B do Baianão.
"Fundamos o clube em 17 de setembro de 2019 e aguardávamos a filiação para iniciarmos nossas atividades. Vamos colocar em prática um plano de trabalho para a disputa da Série B do Baianão, competição que já tempos participação confirmada", disse.
Para fazer bonito dentro de campo, o presidente do Barcelona acredita que precisa de uma boa estrutura por trás. Por isso, ele já iniciou a construção de um Centro de Treinamentos, em Ilhéus.
"Vamos construir um Centro de Treinamentos Moderno, que abrigará, além do time profissional, a nossa Divisão de Base. Hoje, já possuímos nosso ônibus de viagens, um drone para captação das imagens de jogos e treinamentos e o escritório administrativo do clube", destacou.
Otimista com o projeto, o empresário não titubeou ao revelar uma das metas já estabelecidas. "Temos um plano bem claro. Em até cinco anos queremos estar, pelo menos, na Série C do Brasileirão".
Apesar do foco no futebol, o presidente não esqueceu, também do lado social. No CT do Barcelona de Ilhéus será construída uma quadra, que abrigará a escolinha de futebol para crianças carentes da cidade.
"Já iniciamos, também, o nosso projeto social. Enquanto o CT não fica pronto, doaremos, antes do Natal, 500 coletes para cerca de 15 escolinhas de futebol de Ilhéus que trabalham com crianças carentes.
Por fim, Weliton Nascimento revelou o que o motivou a fundar um clube de futebol na sua cidade natal. "Eu saí muito jovem de Ilhéus para trabalhar. Hoje, quero fazer algo por minha cidade, quero ajudar. Acredito que o futebol é um bom caminho para contribuir com o desenvolvimento de Ilhéus", concluiu.
Para saber mais sobre o novo clube, é só acessar o site oficial barcelonafc.com.br.
Por Comunicação FBF, 22 de Out 2019 - 16h11