Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Weintraub faz orientação para candidatos do Enem evitarem fake news
03/11/2019 10:51 em Educação

 

Weintraub faz orientação para candidatos do Enem evitarem fake news

 

Em cadeia nacional de rádio e TV na noite deste sábado (2), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, orientou estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir deste domingo (3) a se informar sobre o exame por canais oficiais do governo para evitar notícias falsas.

 

"Faço aqui um reforço e um apelo: procure se informar pelos canais oficiais do MEC e do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais]. Duvide de informações que são compartilhadas nas redes sociais. Podem ser fake news", afirmou Weintraub no pronunciamento de quase quatro minutos.

 

No programa, o ministro deu orientações sobre o que levar para o local do exame, como caneta de tinta preta, e sobre o porte de telefone celular --neste ano, pela primeira vez qualquer som emitido por aparelhos eletrônicos durante a realização do Enem causará a eliminação do candidato.

 

Weintraub também disse, a partir do ano que vem, terá início o Enem Digital. A proposta, que será progressiva e tem previsão atingir a totalidade das provas em 2026, começará como um modelo-piloto com 50 mil participantes de 15 capitais.

 

"Como foi anunciado em julho pelo Ministério da Educação, esta será a última edição totalmente em papel. A partir de 2020, daremos início ao Enem Digital, mais uma ação inovadora do governo do presidente Jair Bolsonaro, uma modernidade que trará mais conforto para você e economia aos cofres públicos", disse o ministro.

 

Mais cedo, nas redes sociais, Abraham Weitraub também falou sobre o Enem em um vídeo que começa com o ministro da Educação tocando piano.

 

"Fica tranquilo. Vai dar tudo certo. Não é mais hora de estudar, ficar nervoso. Para um pouco, escuta uma música, tenta jantar uma coisa leve, relaxar um pouco. Vai dar tudo certo amanhã [domingo]."

 

As provas do Enem serão realizadas neste domingo e no próximo (10).

 

PREPARE-SE PARA O 1º DIA DO ENEM

 

Provas deste domingo (3):

 

Linguagens, Redação e Ciências HumanasHorários (horário de Brasília)12h - Abertura dos portões

 

13h - Fechamento dos portões

 

13h30 - Início das provas

 

19h - Fim das provas

 

O que levar:

 

Documento de identificação oficial e caneta esferográfica preta em material transparente; é aconselhável levar o cartão de confirmação da inscrição

 

Itens proibidos:

 

borracha corretivo chave com alarme artigo de chapelaria impressos e anotações lápis lapiseira livros manuais régua óculos escuros caneta de material não transparente dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods , gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes) fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens Consulte seu local de prova em  https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

por Daniel Carvalho | Folhapress

COMENTÁRIOS