Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Perícia da própria Backer confirma presença de dietilenoglicol em cerveja
15/01/2020 08:26 em Diversas

Perícia da própria Backer confirma presença de dietilenoglicol em cerveja

 

Solvente teria intoxicado 18 pessoas e causado duas mortes; Perito diz que 'até o momento' todos os resultados batem com os do laudo divulgado pela Polícia Civil

 

BELO HORIZONTE — A perícia particular contratada pela Backer confirmou ao GLOBO a presença do dietilenoglicol (DEG) nas amostras colhidas pela empresa.

 

—  Até o momento, todos os resultados batem com os divulgados pela Polícia Civil —, informa Bruno Botelho, professor de departamento de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em controle de qualidade de cerveja. Ele trabalha a pedido da empresa, como informou a diretora de marketing  Paula Lebbos em coletiva na manhã de hoje.

 

 

O especialista revela ainda que encontrou a substância tóxica na cerveja dos lotes contaminados e também no aparelho de refrigeração da fábrica da Backer. Procurada pelo GLOBO, a assessoria de imprensa da Backer disse não ter a informação dada por Botelho à reportagem do jornal.

 

—  O DEG estava na bebida do lote 1348 e no fluido de refrigeração do chiller — afirma Botelho, em referência aos lotes L1 1348 e L2 1348.

 

Segundo o professor, o fluido não entra em contato com a bebida durante a produção.

 

— Ele fica em uma serpentina posicionada ao redor do tanque da cerveja. Para que acontecesse um vazamento, era preciso haver uma rachadura em cada superfície e elas precisariam ser no mesmo lugar — explica.

 

Botelho ainda acrescenta que o fluido  evapora ao longo do processo de produção da cerveja. Por isso, ele precisa ser reposto com frequência.

 

Desde o início das investigações, no último dia 9, a Backer afirma que trabalha com outra substância, o monoetileno.

 

O especialista informou que está trabalhando para determinar a concentração do dietileno nas amostras de cerveja. Os resultados devem sair até o fim da semana.

 

— Isso é fundamental para entender o efeito dele no organismo  afirmou — disse ele.

Camila Bastos, especial para O GLOBO

14/01/2020 - 19:56 / Atualizado em 14/01/2020 - 20:41

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!