Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Bahia registrou apenas um caso de ataque à jornalistas em 2019
17/01/2020 16:13 em Diversas

 

Bahia registrou apenas um caso de ataque à jornalistas em 2019

 

O número de ataques a jornalistas e a veículos de comunicação no Brasil cresceu em 2019, chegando a 208 ocorrência, 73 a mais que em 2018. Os dados são do Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, publicado nesta quinta-feira (16) pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). 

 

 

 

Deste total, apena um foi registrado na Bahia, em Salvador. No entanto, conforme constatado pelo estudo, a ocorrência segue a tendência nacional de ter sido cometido por políticos. 

 

 

 

No dia 28 de junho do ano passado, "Jornalistas do site BNews foram hostilizados virtualmente pelo secretário de Trabalho, Esporte e Lazer do município de Salvador, Alberto Pimentel, e pela deputada federal Dayane Pimentel (PSL), devido a reportagem “Prefeitura embarga trio do MBL-BA para manifestação em defesa de Moro na Barra”, descreve o documento, registrando ainda a veiculação de imagens do repórter feita pelo secretário em seus perfis pessoais nas redes sociais. 

 

 

 

Bolsonaro lidera

 

Das 208 ocorrências registradas no Brasil, 121 tiveram como autor o presidente da República, jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com o documento, "em um ano de governo, o presidente Jair Bolsonaro, sozinho, foi o responsável por 121 casos (58,17% do total) de ataques a veículos de comunicação e a jornalistas. Foram 114 ofensivas genéricas e generalizadas, além de sete casos de agressões diretas a jornalistas, totalizando 121 ocorrências". A maioria das agressões do presidente foi feita a partir de divulgações oficiais da Presidência da República ou no perfil pessoal de Jair Bolsonaro na rede social Twitter.

por Mari Leal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!