Clássico manchado: primeiro Gre-Nal da história da Libertadores tem briga e oito expulsões
Confusão aos 40 minutos do segundo tempo causa quatro cartões vermelhos para Inter e Grêmio no empate em 0 a 0, na Arena
Antecedido de expectativa, tensão e celebração, o primeiro Gre-Nal da história da Libertadores acabou manchado por uma briga generalizada protagonizada pelos jogadores de Grêmio e Inter na noite desta quinta-feira, na Arena. No fim, oito expulsões e um placar sem gols pelo Grupo E da competição continental.
Aos 40 minutos do segundo tempo, após dividida entre Moisés e Pepê na lateral de campo, os dois atletas se estranharam e trocaram xingamentos. Ao invés de conter os ânimos, titulares e reservas colocaram mais lenha da fogueira e iniciaram uma confusão generalizada.
Os dois que iniciaram a briga foram expulsos, assim como Edenilson e Luciano, que trocaram as primeiras agressões. Perto da partida voltar à normalidade, Paulo Miranda foi pra cima do lateral-esquerdo colorado, que revidou. A partir daí, a pancadaria foi descontrolada, com socos e chutes dos dois lados.
Após um pouco mais de 10 minutos de paralisação, o árbitro Fernando Rapallini deu cartão vermelho para Cuesta e Praxedes, do lado do Inter, além de Caio Henrique e Paulo Miranda, do lado gremista. Ao todo, foram oito expulsões na partida.
Após o fim do jogo, o presidente do Inter Marcelo Medeiros foi o primeiro a se pronunciar sobre o fato:
- Temos que reprovar sempre quando as coisas saem da civilidade. Vamos refletir e acho que o Grêmio terá a mesma reflexão. Continuamos com o respeito pelo adversário - falou Medeiros.
Mais tarde, o presidente do Grêmio Romildo Bolzan Júnior opinou que se trata de uma história "triste para o futebol", mas também não irá "demonizar" os fatos da Arena. Segundo ele, em nada contribui levar o assunto adiante.
- Dou por encerrado o assunto. Não é um assunto bom para ser batido. Foi desastroso, inoportuno, ruim. Mas não vou falar o que é correto, isso ou aquilo. Acho que todos estão arrependidos. A pauta servirá exemplarmente para não ocorrer um acirramento de ânimos. Por isso coloco um ponto final - discursou Bolzan.
A terceira rodada da Libertadores, que ocorreria na próxima semana, foi suspensa pela Conmebol por causa do novo coronavírus. Portanto, a próxima partida da Dupla ainda não tem data.
Pelo Campeonato Gaúcho, o Grêmio recebe o São Luiz, na Arena, no domingo, às 11h. Já o Inter encara o São José, no estádio Francisco Novelletto, também no domingo, às 19h.
Por Eduardo Deconto e Eduardo Moura — Porto Alegre
13/03/2020 00h15 Atualizado há 3 horas