O edital do concurso para os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (15). As inscrições podem ser realizadas entre os dias 22 de janeiro e 9 de fevereiro de 2021 no site (disponível aqui). A prova objetiva está prevista para o dia 21 de março de 2021.
Estão disponíveis 1,5 mil vagas. O documento especifica os requisitos para concorrer e ainda os conteúdos programáticos e os prazos.
Os candidatos a todos os cargos deverão fazer, além da prova objetiva, prova discursiva, Exame de Aptidão Física, Avaliação Médica e avaliação psicológica. Aqueles interessados em concorrer a uma vaga de Delegado de Polícia Federal deverão fazer também prova oral e avaliação de títulos. Já os candidatos ao cargo de Escrivão passarão por uma prova prática de digitação.
A previsão é que os candidatos aprovados participem do Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia no segundo semestre.
SALÁRIOS E REQUISITOS
Para o cargo de delegado são requisitados diploma de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial. A remuneração é de R$ 23.692,74 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Para as funções de agente de Polícia federal, escrivão e papiloscopoista é requisitado diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação. A remuneração é de R$ 12.522,50 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais.
por Jade Coelho