Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Saúde de Itanhém realiza ação de intensificação vacinal contra a covid-19
19/08/2021 17:23 em Saúde

Saúde de Itanhém realiza ação de intensificação vacinal contra a covid-19

Saúde de Itanhém realiza ação de intensificação vacinal contra a covid-19. Fotos: Ascom

A prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica (VIEP), realizou, durante esta quarta-feira (18), uma ação de intensificação vacinal contra a COVID-19, para acelerar a aplicação da primeira dose da vacina na população.

O evento, que ocorreu no Ginásio de esportes, faz parte da campanha “Imuniza Itanhém” e, para ter êxito sem gerar aglomerações, a equipe da VIEP montou um esquema de logística especial, iniciando com a distribuição de 200 senhas nos quatro principais PSF’s da cidade. Cada PSF distribuiu as senhas, dando prioridade do mais velho para o mais novo, sendo a idade mínima de 18 anos. Tudo foi feito dentro dos protocolos de segurança contra a contaminação da Covid-19.

Além da senha, o cidadão tinha um horário determinado para receber a vacina. Logo na entrada, a pessoa era conduzida pela equipe de apoio até a triagem e, depois de apresentar cartão do SUS, CPF e cartão de vacina, recebia a dose. Para agilizar o atendimento e não gerar filas, foi disponibilizado dois triadores para cada vacinador.

De acordo com a coordenadora da VIEP, Valéria Lisboa, 45 profissionais participaram da ação e mais de 800 pessoas foram vacinadas, com doses das marcas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Com a ação, o município agora tem quase 12 mil vacinados com a primeira dose.

Ainda de acordo com a coordenadora, os dados de cada vacina aplicada foram registrados e lançados no Sistema Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), em tempo real, através de uma equipe de digitadores que se instalaram no local.

Para dar ainda mais segurança ao cidadão, os profissionais tiveram o cuidado de montar uma mesa de pronto atendimento, para atender qualquer eventual situação de urgência, porém, não houve nenhuma ocorrência.

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) esteve no Ginásio acompanhando os trabalhos e elogiou a equipe. “Salvar vidas é a nossa maior prioridade nesse momento. Seguimos determinados a proteger a maior quantidade de pessoas, o mais rápido possível, daí a importância desse mutirão, que é mais uma oportunidade para quem ainda não pôde se vacinar. Parabéns a toda equipe pela organização, pela preocupação em abraçar nossa comunidade com essa benção. Vacina é vida!”, disse Mildson.

O Secretário da Saúde, Dr. Roberto Matoba, também fez parte do evento e comentou sobre os serviços. “Com os trabalhos de rotina e com este mutirão, estamos facilitando o acesso da população às vacinas. Dessa forma, até agora já conseguimos imunizar quase 12 mil pessoas com pelo menos uma dose, ou seja, mais de 50% da população. E vamos avançar sempre mais. Essa é uma determinação do prefeito Mildson e de toda a Secretaria Municipal de Saúde, que está empenhada nessa missão de poupar e salvar vidas”, afirmou o secretário.

Segundo Dr. Roberto, na semana que vem a equipe estará realizando o mesmo evento em todos os distritos e vilas do município, buscando imunizar o máximo de pessoas, dentro da faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!