Os gestores municipais da Bahia serão estimulados pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) a realizar campanhas e intensificar as estratégias para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19.
De acordo com a Sesab, o objetivo é acelerar a imunização para aumentar a cobertura vacinal do estado, de forma a equalizar a faixa etária entre os municípios.
A campanha da UPB e da Sesab pretende estimular os gestores a realizarem mutirões de vacinação e também ampliar os horários de vacinação, incluindo sábados e domingos, para que todos os municípios alcancem a faixa etária de vacinação para os 18 anos.
As ações devem ter foco também nas pessoas com sistema vacinal incompleto e que por algum motivo atrasaram a segunda dose da vacina. A ideia é que os municípios abram a vacinação de segundas doses. Segundo a Sesab, posteriormente as cidades serão compensadas.
“É importante estimular, agora que estamos com uma oferta maior de doses. Os gestores precisam fazer a busca ativa dos faltosos da segunda dose e zerar os estoques de primeira dose convocando os mais jovens, que é uma população muito ativa e nos dará um retorno importante para diminuir a circulação do vírus”, ressaltou o presidente da UPB, Zé Cocá.
Mais de 100 municípios baianos estão vacinando pessoas com idade igual ou superior a 25 anos. Somente os que finalizaram a vacinação até os 18 anos podem começar a vacinar pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com 12 anos ou mais.