Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Esse elemento vai ter punição bem pesada', diz Mourão sobre militar detido com drogas na Espanha
26/06/2019 20:31 em Polícia

Esse elemento vai ter punição bem pesada', diz Mourão sobre militar detido com drogas na Espanha

 

Miilitar teria sido flagrado com 39 quilos de cocaína divididos em 37 pacotes em sua mala

 

 

BRASÍLIA — O presidente em exercício Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o militar da Aeronáutica preso na manhã de terça-feira no aeroporto em Sevilha, na Espanha, por suspeita de tráfico de drogas em uma aeronave militar, "vai ter uma punição bem pesada". O brasileiro — a quem Mourão chamou de "esse elemento" — teria sido flagrado com 39 quilos de cocaína em 37 pacotes em sua mala, disse à AFP uma porta-voz da força policial sevilhana.

 

De acordo com o presidente em exercício, as Forças Armadas não estão imunes ao "flagelo da droga" e esta não é a primeira ocorrência do tipo na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica.

 

— Agora a legislação vai cumprir o seu papel, e esse elemento vai ser julgado por tráfico internacional de drogas e vai ter uma punição bem pesada — declarou Mourão. — Agora o mais importante é ver as conexões que ele poderia ter, porque uma atitude dessa natureza não brotou da cabeça dele. Com certeza existem conexões nisso aí.

 

O militar era comissário do voo que levou à Espanha a equipe do escalão avançado de transporte de apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que embarcou rumo ao Japão na noite de terça-feira para reunião do G20.

 

— Ele era da tripulação que ficaria na Espanha para troca de tripulações quando a aeronave do presidente lá fizesse sua escala. Então essa era a situação que ele estava — explicou Mourão, ao ser questionado se o militar se juntaria à comitiva de Bolsonaro.

 

LEIA : O que se sabe até agora sobre o militar preso com drogas na Espanha

 

O avião da comitiva de Bolsonaro faria escala em Sevilha, mas, após a prisão do militar, parou em Portugal antes de seguir ao Japão. As informações foram antecipadas pela revista "Veja" e divulgadas em notas do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira (FAB). Mourão acredita que o militar preso tenha agido por dinheiro.

 

 Eu acredito que esse militar aí é questão de dinheiro, né? Então você sabe que o dinheiro é algo... o vil metal corrompe. A pessoa tem que ser muito forte mentalmente, muito ciosa dos seus valores e dos seus deveres para não ser corrompida — concluiu o presidente em exercício.

Video insertado

Mourão disse ainda que tem "uma preocupação constante" com relação ao vício de drogas entre soldados, citando a própria experiência como comandante militar.

 

— Desde tenente, se enfrenta o problema do consumo de drogas dos nosso jovens soldados. Isso eu estou falando do final da década de 1970, 40 anos atrás. Então é algo que nos preocupa. Nós temos toda uma atuação na área afetiva para alertar a juventude a esse respeito — disse Mourão.

 

Bolsonaro defende apuração

Na noite desta terça-feira, Bolsonaro disse, nas redes sociais, que determinou que o ministério da Defesa colabore com as investigações da Polícia da Espanha.

 

Em nota, a Defesa informou apenas que os fatos estão sendo apurados e foi determinada a instauração do Inquérito Policial Militar (IPM). À noite, a FAB acrescentou que se tratava se uma "aeronave militar".

 

"O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica repudiam atos dessa natureza e darão prioridade para elucidação do caso, aplicação dos regulamentos cabíveis, bem como colaboram com as autoridades", acrescentou a nota da Defesa.

 

Ao comentar o caso, Bolsonaro disse que determinou ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, "imediata colaboração com a Polícia Espanhola na pronta elucidação dos fatos, cooperando em todas as fases da investigação, bem como instauração de inquérito policial militar", escreveu.

 

O presidente afirmou que "caso seja comprovado o envolvimento do militar nesse crime, o mesmo será julgado e condenado na forma da lei"

Gustavo Maia

26/06/2019 - 11:32 / Atualizado em 26/06/2019 - 12:32

COMENTÁRIOS