Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Itanhém e Medeiros Neto fizeram aniversário juntas nesta quarta (14)
15/08/2019 09:26 em Cultura

Itanhém e Medeiros Neto fizeram aniversário juntas nesta quarta (14)

 

Na última quarta-feira (14) foi celebrado o aniversário de duas cidades vizinhas situadas no nosso Extremo Sul.

 

Itanhém e Medeiros Neto comemoram a mesma idade: 61 anos de emancipação política e administrativa, por leis estaduais datadas de 1958.

 

Itanhém

 

 

 

Diz a história que, em 1925, o mineiro Simplício Binas adquiriu uma gleba na margem esquerda do ribeirão Água Preta, onde fundou a povoação denominada Vila de Água Preta.

 

Devido à descoberta de pedras preciosas, o povoamento intensificou-se e, em 1930, foi criado o distrito de Nossa Senhora de Itanhém, subordinado ao município de Alcobaça.

 

Elevado à categoria de município em 14 de agosto de 1958, é atualmente constituído de 3 distritos: Itanhém, Batinga e Ibirajá.

 

Medeiros Neto

 

 

 

O povoamento da região se iniciou por volta de 1915, próximo à foz do ribeirão Água Fria. A fertilidade do solo e a disponibilidade de terrenos devolutos atraíram novas famílias que ali se fixaram, formando o povoado Água Fria.

 

Em 1953, criou-se o distrito com o nome de Medeiros Neto, em homenagem a Antônio Medeiros Neto, chefe político nascido em Alcobaça.

 

O município foi emancipado em 1958 e instalado em 1959, sendo constituído de 3 distritos: Medeiros Neto, Itupeva e Nova Lídice.

 

Parabéns, Itanhém e Medeiros Neto, pelos seus 61 anos de emancipação política, cidades de povo irmão, humilde, trabalhador e esperançoso!

 

Comemorações

 

 

A prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro, assinou um decreto no qual ficou transferido o feriado da emancipação política de Itanhém para segunda-feira, dia 19.

 

Trio Avaciny, Tatau (ex-Araketu) e Neto Azevedo promoverão uma grande festa, embalada de muito axé e moda apaixonada no domingo, dia 18, na praça da Rodoviária.

 

 

Em Medeiros Neto, o feriado também foi transferido para a segunda (19). A programação da festa de Aniversário da Cidade será nos dias 16, 17 e 18.

 

A partir das 19 horas de sexta (16), a abertura será com a Gincana Cultural 2019 e desfile das equipes, que vão sair da praça Bernardo Muniz, em direção à praça Sete.

 

Por volta das 23 horas, terá show com Igor Kanário – “O Príncipe do Gueto”. O cantor é sucesso em todo Brasil e ficou conhecido com as músicas “Tudo Nosso e Nada Deles” e “Depois de Nós É Nós de Novo”.

Por Elizeu Portugal/O Sollo -14 de agosto de 2019 - 17:32

 

Com informações: IBGE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!