Ilhéus: Prefeitura ordena uso obrigatório de máscara e muda horários de comércio
Cidade com o segundo maior número de casos de covid-19 na Bahia, Ilhéus, no Litoral Sul, terá mais mudanças no enfrentamento da pandemia. Um decreto da prefeitura, publicado na noite deste sábado (25), determinou o uso obrigatório de máscaras por todos os moradores. A medida passa a valer a partir das primeiras horas desta segunda-feira (27).
Conforme o decreto do prefeito Mário Alexandre, o uso deve ser seguido nas ruas, praças, em veículos e em estabelecimentos em geral. Em caso de desobediência, a pessoa pode ser denunciada à polícia, podendo ser responsabilizada por crime contra a saúde pública. No mesmo decreto, a prefeitura ordenou o funcionamento do comércio de serviços essenciais. Estabelecimentos como padarias, supermercados, açougues e centros de abastecimento podem abrir até as 19h.
Lojas de vendas de material de limpeza, de construção, óticas e lavanderias só podem funcionar nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 15h. Já vendas de alimentação e remédios para animais, de insumos ou equipamentos agrícolas, oficinas, borracharias e autopeças, estão autorizadas a funcionar as terças, quintas e sextas, das 9h às 15h.
Até a manhã deste domingo, Ilhéus tinha registrado 149 casos de novo coronavírus, com quatro mortes.
por Francis Juliano