Com o Amazonas sofrendo uma segunda onda de Covid-19, que está trazendo problemas para o sistema de saúde do estado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu transferir os mandos de campo das equipes do Manaus FC e Nacional Fast Clube para Brasília. A alteração será válida para os jogos da Copa Verde de 2020.
A CBF já oficializou a alteração do local das próximas partidas que aconteceriam na capital do estado, na Arena da Amazônia. O motivo para alterar o mando de campo é devido a impossibilidade de disponibilizar ambulâncias e profissionais de saúde para atender jogadores durante os duelos, caso fosse necessário.
“Fomos procurados pelo governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento, e nos foi sugerido a não realização das partidas pelo momento que vivemos, algo que já estávamos discutindo internamente com nosso comitê de crise. Reunimos com os clubes e em seguida discutimos algumas possibilidades com a CBF, que acatou nossa solicitação”, declarou Dissica Valério Tomaz, presidente da Federação Amazonense de Futebol, em publicação do GE.
Com isso, a CBF transferiu as partidas para o Estádio Defelê, em Brasília, onde o Fast Clube jogará contra o Independente-PA na próxima quarta-feira (20), às 15h30, enquanto o Manaus vai duelar no mesmo estádio, no dia seguinte e no mesmo horário, contra o Ji-Paraná-RO.
Os vencedores dos duelos avançam para as oitavas de final da competição para disputar jogo único.
O sistema de saúde amazonense está em situação crítica com o avanço dos casos de Covid-19, com internações pela doença batendo recordes e os hospitais ficando sem
oxigênio na última quinta-feira (14).